Piauí lança pacto para impulsionar economia de municípios nesta segunda
Programa começa com 12 cidades e prevê organização de cadeias produtivas, digitalização de produtores e aumento de renda local
O Governo do Piauí lança, nesta segunda-feira (6), o Pacto pela Economia, iniciativa que pretende fortalecer a atividade produtiva nos municípios por meio da organização de cadeias econômicas e da ampliação da renda. O evento será realizado no Palácio de Karnak, em Teresina, a partir das 11h.
Coordenado pelo Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), o programa começa com 12 municípios e tem como foco integrar ações entre governo estadual, prefeituras, setor produtivo e instituições parceiras. A proposta é estruturar a produção local, estimular o trabalho e ampliar o valor agregado das atividades econômicas já existentes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Antes do lançamento, equipes técnicas percorreram as cidades participantes para levantar dados e mapear demandas específicas. A partir dessas visitas, foram realizados processos de escuta com lideranças locais, produtores e representantes de diferentes setores, além de oficinas e debates que subsidiaram a construção de diagnósticos individualizados.
Entre os eixos do pacto está a criação de um sistema de cadastramento de produtores e agricultores, etapa que dará início à digitalização de documentos nos municípios. A medida busca organizar informações, facilitar o acesso a políticas públicas e melhorar o planejamento das ações voltadas ao desenvolvimento econômico.
O projeto também prevê a consolidação de cadeias produtivas estratégicas em cada município, com base nas vocações locais, permitindo maior eficiência na produção e comercialização. A expectativa do governo é que a iniciativa contribua para um planejamento mais integrado, com impacto direto na geração de emprego e renda.
Com base nos diagnósticos já elaborados, o Pacto pela Economia deve orientar políticas públicas mais direcionadas às realidades locais, com foco no desenvolvimento sustentável e na redução de desigualdades entre os municípios piauienses.
Fonte: Portal AZ