Piauí é o único estado no Matopiba a reduzir índices de desmatamento do Cerrado

Mapeamento do INPE revela que o estado é um dos cinco no país a diminuir a supressão da vegetação, com variação de -5,5% em 2023

Por Carlos Sousa,

O Piauí se destacou como o único estado da região do Matopiba a apresentar uma redução nos índices de desmatamento no bioma Cerrado, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em nível nacional, o estado figurou entre os cinco, dos 13 com vegetação do tipo Cerrado, a registrar diminuição na supressão da vegetação.

Foto: Governo do PiauíDesmatamento no Cerrado

O Matopiba, território abrangendo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, representa a última fronteira agrícola do país, destacando-se pelo potencial de plantio, especialmente de soja.

Os números integram o mapeamento realizado pelo INPE, por meio do projeto Prodes Cerrado, que monitora o desmatamento desse bioma. Segundo os resultados referentes a 2023, o Piauí apresentou uma variação de -5,5% na área suprimida, totalizando 61,27 km². Além do Piauí, os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo também observaram uma redução na supressão do Cerrado. Esses dados ressaltam o Piauí como o único no Matopiba a registrar uma diminuição na área desmatada.

Os resultados refletem os investimentos e esforços do Governo do Estado na preservação do meio ambiente, especialmente do cerrado piauiense. No primeiro semestre de 2023, a fiscalização cresceu significativamente, com um aumento de 166%. Esse esforço resultou em uma redução de 59% na supressão, enquanto as áreas embargadas aumentaram em 1.484,87%, e as multas lavradas tiveram um aumento de 767%.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar