Dez trechos da Bacia do Parnaíba estão em estado de atenção devido a chuvas

Com aumento do volume de água e previsão de mais chuvas, alguns trechos podem transbordar

Por Alana Vargas,

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um boletim de alerta destacando mudanças nos rios monitorados na Bacia do Parnaíba. O boletim ressalta dez trechos da bacia do rio Parnaíba, que estão em estado de alerta devido a um aumento de 10% acima da média anual, conforme dados da rede de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), colocando-os em cota de atenção.

A cota de atenção é o nível em que o rio está sob risco de transbordar caso o volume de água continue aumentando.

Foto: ReproduçãoBacia do Parnaíba tem 10 trechos em cota de atenção
Bacia do Parnaíba tem 10 trechos em cota de atenção

Esses trechos estão localizados em diferentes municípios piauienses, incluindo: dois trechos no Rio Parnaíba, em Santa Filomena; trecho no Rio Piauí, em São João do Piauí; trecho no Rio Itaim, em Santa Cruz do Piauí; trecho no Rio Itaim, em Oeiras; trecho no Rio Canindé, em Francisco Ayres; trechos no Rio Poti, em Prata do Piauí; trechos no Rio Poti, em Castelo do Piauí; trecho no Rio Parnaíba, em Miguel Alves; trecho no Rio Longá, em São José do Divino.

Parnaíba tem o maior acumulado com 127mm, seguida por Santa Cruz do Piauí, com 118 mm. Na sequela vêm Oeiras com 110mm e Ilha grande, com 106mm acumulados.

Parnaíba e ilha Grande continuam sob risco hidrológico devido ao alto volume de água e previsão de mais chuvas.

A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Críticos, Sara Cardoso, ressalta a importância da conscientização da população diante dessa situação. "É essencial que tanto a população quanto os órgãos competentes estejam alertas para a possibilidade de enchentes e inundações, a fim de se protegerem de situações extremas relacionadas aos níveis dos rios", conclui.

Fonte: Com informações da Semarh

Comente

Pequisar