Lula tem microfone cortado na ONU: Discurso interrompido
Presidente Lula tem fala interrompida na ONU por exceder tempo permitido.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o microfone cortado antes de encerrar seu discurso na abertura da Cúpula do Futuro da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, neste domingo (22). Lula fazia críticas às organizações internacionais e pontuava que o Sul Global “não está representado de forma condizente com seu atual peso”, quando teve a fala interrompida.
Antes do início dos discursos de chefes de Estado, o camaronês presidente da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yang, reforçou aos chefes de Estado e de governo que as falas seriam limitadas a 5 minutos de duração. Caso contrário, o áudio do microfone seria cortado. O presidente brasileiro não foi o único a ter o discurso interrompido, representantes de outros países também foram afetados.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Discurso Preparado por Lula para a ONU
Em seu discurso, Lula agradeceu o Secretário-Geral António Guterres pela Cúpula do Futuro e destacou a importância de não retrocedermos em questões como igualdade de gênero, luta contra o racismo e a segurança global. Ele ressaltou a necessidade de avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e anunciou iniciativas do Brasil, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a participação na COP30 para discutir a ação climática.
O ex-presidente também abordou a necessidade de reformas na governança global, mencionando a crise da pandemia, conflitos regionais e as limitações das instâncias multilaterais. Lula defendeu transformações estruturais para fortalecer a atuação da ONU e promover um mundo mais justo e equitativo.
Apesar do corte abrupto do microfone, Lula deixou uma mensagem de coragem e vontade política para enfrentar os desafios presentes e futuros, buscando construir um amanhã melhor para as próximas gerações. Seu discurso, mesmo interrompido, ressoa como um chamado à ação e à reflexão sobre a necessidade de mudanças significativas no cenário global.
Fonte: Divulgação