EUA prendem 538 imigrantes ilegais e iniciam deportações

Vôo com os primeiros imigrantes brasileiros deportados chegará esta noite em Minas Gerais

Por Viviane Setragni,

O governo dos Estados Unidos anunciou a prisão de 538 imigrantes em situação irregular, dando início às primeiras deportações sob a nova administração de Donald Trump. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que "centenas" de imigrantes já foram deportados em aeronaves militares, embora não tenha especificado os destinos ou o número exato de deportados.

Foto: Divulgação/ Casa BrancaDeportações

Leavitt destacou que esta é "a maior operação de deportação em massa da história" e que o governo está cumprindo suas promessas de campanha. As autoridades alegam que todos os detidos possuem condenações na Justiça norte-americana, muitas delas recentes.

Em Newark, Nova Jersey, agentes de imigração realizaram operações que resultaram na detenção de imigrantes e cidadãos norte-americanos. O prefeito da cidade, Ras Baraka, criticou a ação, alegando violações de direitos humanos e a ausência de mandados judiciais. Entre os detidos estaria um veterano de guerra. 

No Brasil, a Polícia Federal disse que um voo com cidadãos deportados dos EUA — o primeiro para o Brasil da gestão Trump — chegará a Belo Horizonte na noite desta sexta.

Fonte: G1

Comente

Pequisar