Padre que teve caso amoroso com jovem é expulso da Diocese de Campo Maior

Decisão é inapelável e não cabe qualquer tipo de recurso

Por Marcelo Gomes,

O padre Alcindo Saraiva Martins, que teve um caso amoro com uma jovem, foi oficialmente expulso do Estado Clerical e dispensado do celibato pelo bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco de Assis. A expulsão foi oficializada na terça-feira (05). Ele celebrava missas na Paróquia do município de Nossa Senhora do Nazaré. 

Padre que teve caso amoroso com jovem é expulso da Diocese de Campo Maior (Foto: divulgação)

Em outubro de 2020, a jovem relatou que teve dois abortos e que um deles teria sido sugerido pelo próprio sacerdote. Alcindo não negou o envolvimento com a mulher, mas contestou a tese de gravidez e aborto. Na época, o padre chegou a ser afastado das funções na igreja. 

Ao Portal AZ, a assessoria da Diocese de Campo Maior confirmou a expulsão de Alcindo. O ato administrativo foi feito na presença dos consultores da Diocese, padre Gilcimar Machado e padre Luís Francisco Fonseca, que assinaram o decreto juntamente com o bispo diocesano.

Conforme documento, a decisão é inapelável e não cabe qualquer tipo de recurso.

“Após a oração do Veni Creator Spiritus, foi feita breve síntese do processo e em seguida, apresentado na letra da lei canônica o teor da comunicação conforme Protocolo N. 2021 1443/F - "Demissão do estado clerical e dispensa do sagrado celibato e das obrigações conexas à Sagrada Ordenação do Sr. Alcindo Saraiva Martins, ex clérigo dessa circunscrição eclesiástica, com suprema e inapelável decisão, contra a qual não é possível qualquer recurso”, diz trecho.

Clique aqui e leia o comunicado na íntegra. 

Relembre o caso

A jovem, que não teve a identidade revelada, afirmou em entrevista ao Campo Maior em Foco, que era integrante do coral da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré e que teria iniciado um relacionamento amoroso com o padre em 2019. 

Padre celebrava missas na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré (Foto:reprodução internet)

Ela contou que tudo iniciou quando o padre Alcindo Saraiva comentou uma foto dela, postada em uma rede social. A partir daí, ele teria passado a elogiar suas publicações, onde ela acabou até questionando o motivo de tanta atenção. 

“Perguntei o porquê das mensagens, ele disse que não tinha uma explicação, que estava interessado, mas não tinha coragem de chegar até mim. Disse que o meu jeito tinha o encantado, ele mandava várias mensagens, começamos a conversar até que um dia ele disse que estava apaixonado, que já tinha namorado uma menina e que era muito discreto”, contou. 

No depoimento, a jovem relatou ainda que os dois seguiram conversando até que ele a pediu em namoro na casa paroquial em Nossa Senhora de Nazaré. Eles iniciaram o relacionamento conturbado que durou aproximadamente um ano e meio. “Fomos mantendo esse relacionamento em meio a muitas brigas, por que pra mim era muito difícil aceitar a vida dele como padre, isso me frustrava. Era uma vida muito corrida, a gente brigava muito”, disse. 

No fim de 2019, a jovem supostamente teria engravidado. Segundo ela, o teste de farmácia havia dado positivo, e ao saber da possibilidade, o padre teria sugerido que ela realizasse um aborto.

“Quando eu fiz o teste de farmácia, deu positivo, ele falou que não estava preparado para ser pai. Ele disse: e se você tomasse remédio? Você vai tomando uns chás para ver se ‘desce’, se não você toma os remédios. Eu vou ficar com você, vou tomar conta de você”, denunciou. Ainda segundo a jovem, uma segunda gravidez aconteceu em julho de 2020. Na época ela fez um teste de farmácia que deu positivo. Porém, um outro teste desta vez de sangue, realizado no hospital de Campo Maior, mostrou resultado contrário.

Ainda segundo a jovem, uma segunda gravidez aconteceu em julho de 2020. Na época ela fez um teste de farmácia que deu positivo. Porém, um outro teste desta vez de sangue, realizado no hospital de Campo Maior, mostrou resultado contrário.

Matérias relacionadas:

Diocese afasta padre suspeito de engravidar jovem no interior do Piauí
Diocese afasta em definitivo padre suspeito de engravidar mulher em Campo Maior

Comente

Pequisar