Delegado Barêtta afirma que investigações sobre a morte de Firmino Filho estão sendo aceleradas
"Estamos trabalhando no menor espaço de tempo", diz coordenador do DHPP
O delegado Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) afirmou ao Portal AZ, nesta quinta-feira (08), que as investigações sobre a morte do ex-prefeito Firmino Filho estão sendo executadas para serem concluídas o mais rápido possível. O ex-gestor de Teresina foi encontrado morto na terça-feira (6) em frente ao edifício Manhattan River Center, zona Leste da capital.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Delegado Barêtta afirma que investigações sobre a morte de Firmino Filho estão sendo aceleradas (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)
"Estamos trabalhando para no menor espaço de tempo esclarecer essa ocorrência de morte violenta com todas às circunstâncias. Tem que ser devidamente examinada para esclarecer qualquer dúvida e mostre a natureza jurídica do fato", pontuou.
Ainda à reportagem, o delegado revelou que as pessoas que tiveram contato com Firmino e possam ter informações sobre o caso devem ser ouvidas. Barêtta não informou quantas pessoas prestaram depoimento sobre o caso.
"Todas as pessoas que possam oferecer informações para que aliadas a outras diligências dentro do procedimento investigatório possam esclarecer a ocorrência", relatou.
"O amor da minha vida", diz Lucy
A deputada estadual Lucy Soares fez uma homenagem ao marido Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina, que faleceu na terça-feira (06). Com um vídeo curto divulgado nas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (08), a viúva relembrou momentos marcantes do ex-prefeito durante sua gestão na capital piauiense e em momentos de lazer. Ela disse ainda que Teresina sempre lembrará de Firmino.
Lucy Soares faz homenagem a Firmino Filho: "o amor da minha vida" (Foto: divulgação)
Nas imagens, o ex-prefeito aparece declamando alguns versos do 'Soneto da Fidelidade' de Vinícius de Morais: "E em seu louvor hei de espalhar meu canto. E rir meu riso e derramar meu pranto. Ao seu pesar ou seu contentamento".
Último adeus a Firmino Filho
O corpo de ex-prefeito de Teresina foi sepultado, com forte comoção, no fim da tarde desta quarta-feira (07) no cemitério Recanto da Saudade, zona Leste de Teresina. O momento foi marcado por muitas homenagens. Além da família, autoridades políticas e admiradores estavam bastante emocionados.
Corpo do ex-prefeito foi sepultado nessa quarta-feira em Teresina (Foto: Vitória Pilar / Portal AZ)
Entenda o caso
O ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), de 57 anos, foi encontrado morto em frente ao edifício Manhattan, na tarde desta terça-feira (06), na Avenida Senador Arêa Leão, zona Leste de Teresina. Ele deixa a esposa Lucy Soares e os filhos Bruno, Bárbara e Cristina Soares.
Ex-prefeito Firmino Filho foi encontrado morto na zona Leste de Teresina (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)
O ex-gestor teria caído do 14º andar do prédio. A informação ainda não foi confirmada pela polícia que investigará se a causa teria sido suicídio. No local funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), onde o ex-prefeito era servidor de carreira.
A filha do ex-prefeito também esteve no local e reconheceu o corpo. O professor Kleber Montezuma e representantes do PSDB estiveram também no edifício. Os familiares do ex-gestor não falaram com a imprensa.
Carreira política de Firmino Filho
- 1993: Assume a Secretaria Municipal de Finanças de Teresina, na gestão de Raimundo Wall Ferraz.
- 1996: O PSDB elege 910 prefeitos, 3 de capitais, sendo um deles Firmino. Aos 33 anos de idade é eleito prefeito da capital, derrotando Alberto Silva, no segundo turno.
- 2000: Firmino é reeleito prefeito em 2000, ainda no primeiro turno. Conseguiu altos índices na avaliação popular de sua gestão. Foi agraciado com o título Prefeito Amigo da Criança.
- 2006: candidata-se a Governador do Piauí em 2006, mas é derrotado numa disputa definida em primeiro turno, tendo como vitorioso daquele pleito o petista Wellington Dias, reeleito.
- 2008: Começa a reconstruir a carreira política e candidata-se a vereador. Eleito o vereador de Teresina com uma votação recorde em números absolutos, com cerca de 20 mil votos.
- 2010: Eleito deputado estadual do Piauí com 47.634 votos, tendo 80% dos votos oriundos somente da capital.
- 2012: Candidata-se novamente a prefeito, eleito pela terceira vez, agora no segundo turno, derrotando o ex-aliado Elmano Férrer. No primeiro turno derrotou Wellington Dias.
- 2016: É reeleito prefeito de Teresina pela 4ª vez com 51,14% correspondendo a 220.042 votos.
Matérias relacionadas:
Lucy Soares faz homenagem a Firmino Filho: "o amor da minha vida"
Sob forte comoção e aplausos, corpo do ex-prefeito Firmino Filho é sepultado em Teresina
Lucy Soares afirma que Firmino Filho estava triste por falta de leitos de UTI em Teresina
DHPP vai assumir investigação sobre a morte de Firmino Filho, diz delegado
Em último adeus, familiares do ex-prefeito Firmino Filho se emocionam em celebração religiosa
"Vamos continuar com o legado dele", diz Lucy Soares sobre morte de Firmino Filho
Câmeras registram Firmino Filho horas antes de ser encontrado morto
Em última postagem, ex-prefeito Firmino Filho pedia esperança: "é preciso se manter forte"
“A história de Firmino Filho ficará marcada como a de um gestor solidário”, diz PSDB
“Estamos todos órfãos com a morte de Firmino Filho”, lamenta Ciro Nogueira
Ex-prefeito Firmino Filho é encontrado morto na zona Leste de Teresina