Polícia Civil deflagra operação e cumpre mais de 20 mandados no Piauí e Maranhão

Grupo criminoso é liderado por Paulinho Chinês, que morava em casa de luxo em Teresina

Por Redação do Portal AZ,

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a Operação Mandarim para cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 09 mandados de prisão preventiva de envolvidos com o tráfico de drogas e associação para o tráfico na cidade de Teresina, no Piauí, e Timon, no Maranhão.

Segundo a polícia, em 2018, foi iniciada uma investigação para desarticular um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas liderado por Cássio da Cunha Souza mais conhecido como "Paulinho Chinês". Desde então, armas e drogas foram apreendidas no decorrer de diversas diligências. Paulinho Chinês foi preso em 2020, quando chegava de uma viagem do Mato Grosso.

Foto: PC/DivulgaçãoPolícia Civil deflagra operação contra investigados por tráfico de drogas
Polícia Civil deflagra operação contra investigados por tráfico de drogas

"Conforme investigações, outro evento, ocorrido em março deste ano, está ligado ao grupo criminoso, que é a apreensão de 145 kg de drogas em um ônibus que vinha também do Estado do Mato Grosso, onde foi preso o nacional de iniciais R. N. R da C., motorista do veículo que não possuía nenhum passageiro. A droga é avaliada em cerca de 10 milhões de reais", informou a polícia. 

Há duas semanas, em 09 de novembro, Paulinho Chinês foi preso novamente com outro suspeito. Os dois foram flagrados com cerca de 30kg de drogas na zona Sudeste de Teresina. Na ação houve apreensão de 04 veículos. A droga apreendida é avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões.

Além das apreensões acima, a investigação também apurou crime de lavagem de dinheiro, razão pela qual 10 (dez) veículos estão sendo sequestrados, além de dois imóveis, bem como bloqueado valores na ordem de até 30 milhões nas contas bancárias de todos os investigados, sejam dos operadores da lavagem ou das pessoas conhecidas como “laranjas”. Três empresas também são alvo de buscas nesta ação, investigadas por fazerem parte do esquema de lavagem de dinheiro do grupo criminoso.

A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) avalia que essas operações causam “asfixia financeira” no tráfico de drogas, e impedem o crescimento patrimonial dos criminosos.

Cerca de 70 policiais do GRECO, POLINTER, GPE, GPI, DRCI, DECAP E PERÍCIA CONTÁBIL DA PCPI, além da POLÍCIA FEDERAL, COE/POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, DA POLÍCIA CIVIL DE TIMON, dos Núcleos de Operações com cães da PCPI, PCMA e da Guarda Municipal de Teresina, fazem parte parte da operação.

Matérias relacionadas:

Polícia Civil deflagra operação e cumpre mais de 20 mandados no Piauí e Maranhão

De empresários a 'operador' de deputado, veja investigados da Operação Mandarim

Secretário municipal teria sido preso na Operação Mandarim, mas polícia silencia

Deputados estão na lista de “lavador” de dinheiro preso na Operação Mandarim

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar