PF sequestra R$5 milhões de grupo interestadual que vendia armas e drogas

Mais de 100 agentes participaram das ações e cumpriram 44 mandados judiciais no Piauí e Maranhão

Por Redação do Portal AZ,

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (31), a Operação Fronteira Sul com o intuito de combater uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e armas em todo o estado do Piauí. A operação mobilizou uma equipe com mais de 100 policiais federais, com o apoio do canil da Polícia Militar do Piauí e da Polícia Civil do Maranhão, para cumprir um total de 44 mandados judiciais em áreas dos estados do Piauí e Maranhão que resultaram no loqueio e sequestro de bens no valor aproximado de 5 milhões de reais.

Dentre esses mandados, 28 eram de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva, todos emitidos pela Justiça Estadual do Piauí. As equipes policiais atuaram em diversas localidades, incluindo Teresina, Parnaíba, Regeneração, São Pedro, Monsenhor Gil, e também em Caxias, Maranhão.

Foto: PFAo todo, foram cumpridos 44 mandados judiciais
Ao todo, foram cumpridos 44 mandados judiciais

A investigação que levou a essa operação teve início em junho de 2022, após a prisão em flagrante de um indivíduo que estava transportando 255 kg de maconha e três quilos de cocaína em um caminhão na capital do Piauí. Durante o inquérito policial, foi descoberto que o principal destinatário da droga era um dos líderes de uma facção criminosa que opera na costa litorânea do estado do Piauí. Esse indivíduo seria o responsável pelo recebimento, distribuição e venda das substâncias ilícitas na região de Parnaíba, Piauí.

Durante as ações foram apreendidos veículos, celulares, balanças de precisão, anotações de contabilidade referente ao tráfico de drogas e documentos.

Além disso, a investigação permitiu identificar outros membros da organização criminosa, resultando na prisão de duas pessoas por tráfico de drogas ainda antes da deflagração da Operação Fronteira Sul. Ficou evidente que o material ilícito, que vinha de São Paulo e do Centro-Oeste do Brasil, era comercializado na região do meio norte do Piauí.

Os suspeitos serão processados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de fogo. Após serem interrogados na sede da Polícia Federal em Teresina, serão encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça Estadual. O nome da operação, Fronteira Sul, faz referência à rota utilizada pelos criminosos para introduzir drogas e armas no estado do Piauí.

Fonte: Com informações da PF

Comente

Pequisar