Deputado Assis Carvalho morre depois de sofrer infarto em Oeiras

Parlamentar tinha 58 anos e faleceu na tarde deste domingo (05)

Por Jade Araújo e Marcelo Gomes,

(Atualizada às 19h11)

O deputado federal e presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores no Piauí, Assis Carvalho, faleceu na tarde deste domingo (05), aos 58 anos, na cidade de Oeiras, região Sul do estado. O parlamentar sofreu um infarto e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do município. A informação da morte do deputado foi confirmada ao Portal AZ pela assessoria. 

Deputado Assis Carvalho morre depois de sofrer infarto em Oeiras (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

O deputado teve infarto agudo do miocárdio, secundário provavelmente a trombose de Stent, previamente implantados. O parlamentar apresentou múltiplas paradas cardio-respiratórias. A equipe de plantão tentou a reanimação, mas não obteve sucesso.

Nas redes sociais, a família de Assis Carvalho publicou uma nota de pesar e agradeceu as mensagens de solidariedade. O deputado será enterrado em Oeiras, sua terra natal. 

A família do deputado federal Assis Carvalho cumpre o doloroso dever de informar o falecimento dele na tarde deste domingo, 05 de julho, na cidade de Oeiras-Piauí, causada por infarto. Sendo grata por ter compartilhado os 58 anos da existência desse grande ser humano, roga a Deus que, em sua infinita misericórdia, receba e cuide de seu filho que retorna à casa paterna e suplica força neste tempo de tão devastadora dor. Também agradece as mensagens de solidariedade que, neste momento, é incapaz de responder. E informa que a despedida acontecerá em Oeiras, terra onde nasceu e pela qual era apaixonado.

Wellington Dias lamenta a morte de Assis Carvalho (Foto: reprodudução Facebook)

O governador Wellington Dias, amigo de Assis Carvalho, publicou na noite deste domingo (05), nas redes sociais, que a morte do deputado é um 'golpe duro'. Segundo o chefe do executivo estadual, Assis era um homem cheio de virtudes e o melhor anfitrião que já conheceu. Dias relembrou a trajetória do deputado no Partido dos Trabalhadores (PT) e afirmou que Assis fará muita falta para o Piauí. 

"Foi inacreditável receber esta notícia. Na verdade, foi um golpe duro e muito lamentável: Assis Carvalho, meu companheiro, meu colega, meu amigo da vida inteira. Meu irmão. Um combatente guerreiro, alegre e cheio de energia. No âmbito pessoal, um homem cheio de virtudes, das quais, destaco a receptividade: o melhor anfitrião que já conheci. Chegar na casa dele, em Oeiras, era sempre uma festa, fosse em qualquer hora ou qual época do ano. Vivemos incontáveis momentos juntos. Começamos nossa experiência pública juntos no movimento sindical e oriundos da mesma Caixa Econômica Federal. No Sindicato dos Bancários, lutamos e dividimos conquistas impensáveis para aquele tempo em que atuamos. Na política, nas lutas do nosso Partido dos Trabalhadores, na gestão pública, na vida real. Ele era sempre o primeiro a me defender, em público ou não, e o primeiro a dizer que eu estava errado, se a ocasião pedisse. Que falta você vai fazer ao nosso Piauí, Assis. Obrigado por tantos serviços prestados à nossa gente. O seu legado estará sempre em nossos corações e em cada obra e ação que você realizou enquanto esteve aqui. À família, todo o meu carinho. O Wellington, o amigo de vocês, está aqui para o que precisarem. Vá em paz, meu líder!", disse o governador. 

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí também lamentou, com profundo pesar, o falecimento do deputado federal e ex-deputado estadual Assis Carvalho. De acordo com a Alepi, o deputado alcançou destaque na política piauiense por sua atuação junto à classe trabalhadora, construindo a trajetória no Partido dos Trabalhadores e chegando a ser o deputado estadual mais votado em 2010.

Assembleia Legislativa do Piauí emite nota de pesar (Foto: divulgação / Alepi)

"Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e aos amigos de Assis Carvalho, declarando luto oficial de três dias", informou a nota assinada pelo presidente da Alepi, deputado Themistocles Filho. 

O Governo do Estado do Piauí manifestou profundo pesar pelo falecimento do deputado federal e decretou luto oficial de três dias.

"Assis Carvalho foi também deputado estadual, presidente da Agespisa, diretor geral do Detran e secretário de Estado da Saúde. Atuante no movimento sindicalista, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e era uma das principais lideranças da legenda no Piauí e atual presidente do diretório estadual. Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o governador Wellington Dias se solidariza com os familiares e amigos de Assis Carvalho e decreta luto oficial de três dias". 

Assis Carvalho foi reconduzido à presidência do PT no Piauí em outubro de 2019 (Foto: divulgação)

Nas redes sociais, o prefeito de Teresina, Firmino Filho lamentou a morte repentina de Assis Carvalho e afirmou que é uma perda muito significativa. O gestor também decretou luto oficial de três dias na capital. 

"Lamento muito a morte repentina do deputado Assis Carvalho. Num momento em que precisamos ainda mais dos que amam e defendem os interesses do nosso Estado, perder um deputado que sempre levantou a nossa bandeira é uma perda muito significativa. Que Deus console a família e os amigos. Que a gente saiba valorizar quem sempre esteve ao lado do Piauí. Em homenagem ao trabalho prestado à Teresina, decretamos luto por três dias na cidade", publicou. 

A deputada federal Rejane Dias também prestou condolências aos amigos e familiares de Assis Carvalho. De acordo com a parlamentar, Assis deixa um legado de trabalho e comprometimento público.

"Com muita tristeza recebi agora a notícia do falecimento do deputado Assis Carvalho! Ele estava em casa, na cidade de Oeiras, quando sofreu um infarto. Nosso amigo, colega de Parlamento, deixa um legado de trabalho e comprometimento público. Que a família encontre consolo em Deus nesse momento de dor sem precedente!", disse. 

O legado de Assis Carvalho no Piauí 

Nascido no povoado Santo Antonio, em Oeiras, casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves é o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha quase10 anos de idade.

Assis Carvalho morre aos 58 anos em sua cidade natal, Oeiras (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para bancário da Caixa Econômica Federal, em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997.

Na administração Wellington Dias, enfrentou três grandes desafios e, com muito trabalho e seriedade, conseguiu corresponder às expectativas do povo do Piauí. Em sua gestão como secretário de Saúde, hospitais foram reformados, equipamentos de ponta estão ajudando a modernizar o atendimento médico, a saúde foi descentralizada, investimentos foram feitos para melhorar a atenção primária. Os resultados estão sendo sentidos pelos usuários do SUS com uma rede de saúde mais organizada e hospitais com maior resolutividade e também nos resultados de trabalhos como o da prevenção de dengue (que reduziu em mais de 60% no Piauí).

Assis Carvalho e o ex-presidente Lula (Foto: reprodução Instagram)

Foi diretor geral do Detran, considerado, na época, um dos piores departamentos de trânsito do Brasil. Durante sua gestão, Assis informatizou, modernizou e ampliou o atendimento. Realizou campanhas educativas vitoriosas como a faixa de pedestres e promoveu a moralização do órgão, combatendo a máfia do Detran. Ao final de sua administração, o Detran do Piauí subiu para a segunda colocação no ranking brasileiro, tornando-se motivo de orgulho para os piauienses.

Foi também presidente da Agespisa – onde buscou levar a água para o máximo de famílias. Modernizou, descentralizou e ampliou o atendimento, investiu nas estações de tratamento para garantir a qualidade da água. A campanha pelo uso racional da água e a ampliação do abastecimento de água na capital e no interior beneficiou cidades como Guaribas.

Como deputado estadual presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e aprovou projetos importantes como o Código de Saúde do Piauí.

Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado.

Como bancário, alcançou importantes conquistas para a categoria, junto com valorosos companheiros que hoje também são destaques: Wellington Dias, Simplício Mário, Jesus Alves, Regina Sousa. Presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e foi duas vezes dirigente do Sindicato dos Bancários. Foi ainda membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários e sócio-fundador da Cooperativa de Crédito dos Bancários de Teresina.

Comente

Pequisar