Câmara de Vereadores inicia trabalhos da CPI do transporte público em Teresina
Serão investigados irregularidades nas licitações entre Setut e PMT
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público de Teresina deu início nesta segunda-feira (10) com a realização da primeira reunião. Conforme o presidente da CPI, vereador Dudu, será investigado possíveis irregularidades nos contratos de licitação entre o Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e a Prefeitura Municipal de Teresina.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Câmara de Vereadores inicia trabalhos da CPI do transporte público em Teresina (Foto: divulgação)
Segundo Dudu, nesta semana será realizado audiências públicas com o Ministério Público, PMT, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI).O objetivo é que técnicos de cada órgão acompanhem os trabalhos da CPI do transporte público para garantir uma apuração isenta dos fatos.
“Iremos visitar esses órgãos pedindo essas parcerias para que possamos, ao final dessa CPI, apresentar um relatório e as condições satisfatórias para resolver o problema do transporte público na capital. Queremos dar celeridade para apresentar a solução definitiva até mesmo antes do prazo estabelecido”, disse Dudu Borges.
Ainda na primeira reunião, ficou estabelecido que nas oitivas serão ouvidos cada um dos empresários que compõem os quatro consórcios de Teresina. A partir da próxima semana as reuniões da CPI serão realizadas às terças e quintas, às 9h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Câmara Municipal.
Vereador Dudu pede CPI para transporte público
O vereador Dudu (PT) pediu instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na execução dos contratos das licitações das linhas de transportes urbanos de Teresina em 2014. O requerimento já possui assinaturas suficientes para a instauração da CPI.
O objetivo da CPI é apurar supostas irregularidades no transporte público de THE (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)
De acordo com Dudu, a iniciativa é devido aos diversos problemas enfrentados pelos trabalhadores e usuários do transporte público na capital. Ele citou o fato de que os empresários de ônibus declararam não ter dinheiro para pagar o combustível dos ônibus.
Setut afirma que Dudu quer ganhar visibilidade política
Na última quarta-feira (28), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) encaminhou nota ao Portal AZ, e lamentou o requerimento aprovado pela Câmara de Teresina sobre a rescisão do contrato do sistema de transporte coletivo com a prefeitura.
O Setut afirmou que as discussões relacionadas ao setor de transporte público na capital foram tratadas com acusações levianas e completamente distantes da realidade do sistema, com as quais o vereador Dudu, segundo o sindicato, tenta tão somente “ganhar visibilidade política”.
Matérias relacionadas:
Vereador Dudu pede CPI para apurar irregularidades no transporte público: “péssimo serviço”
"Acusações levinas e distantes da realidade", rebate Setut sobre declarações de vereador
Câmara de Teresina aprova requerimento sobre rescisão de contratado da prefeitura com Setut
Empresário empedem circulação de ônibus da zona Sudeste de Teresina por falta de repasses