Governador prepara decreto de emergência para cidades afetadas pelas enchentes
Foi deslocado Bombeiros, Defesa Civil e DER para atuar na região
O governador Wellington Dias (PT) deverá decretar estado de emergência nos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro ainda nesta segunda-feira (27). A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. Wellington Dias já determinou o deslocamento de equipes dos Bombeiros, Defesa Civil e DER para atuar na recuperação, socorro e apoio às famílias afetadas pela enchente na região sul do Piauí.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Wellington Dias decretará estado de emergência em cidades afetadas pelas chuvas (Foto:Divulgação)
"O governador Wellington Dias determinou o deslocamento de equipes dos Bombeiros, Defesa Civil e DER para atuar na recuperação, socorro e apoio às familias afetadas pela enchente na região sul do Piauí. Uma ponte móvel deve ser colocada no local de rompimento da rodovia PI-247, entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves. Um decreto de emergência também está sendo preparado para auxiliar na recuperação e enfrentamento aos estragos ocorridos em todo o terrtório. Efetivo e equipamentos já estão em deslocamento para a região", disse nota da assessoria.
As fortes chuvas têm deixado as cidades de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro alagadas, deixando três povoados da zona rural isolados e cortando a estrada que faz ligação entre os três municípios.
“Tivemos contato com os prefeitos das cidades afetadas e nós temos lá uma situação que de quinta-feira até ontem forma pouco mais de 300 mm de chuva intensas e isso a quebra, ao corte de que debaixo tem um riacho, da PI-247, entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, aqui o DER o BEC e com o apoio do DNIT para que a gente tenha as condições do deslocamento de uma ponte móvel porque tem uma fila de veículos e carreta , enquanto pela engenharia a equipe do DER já lá presente para ter uma condição de uma solução definitiva”, disse o governador.
Situação das cidades
As fortes chuvas têm deixado o alerta para algumas regiões do Piauí. Em Uruçuí, o nível do Rio Parnaíba subiu devido ao acúmulo de dez dias com intensas precipitações na região.
O secretário de Infraestrutura do município, José Ribamar, informou ao Portal AZ que com a elevação do nível do rio, cerca de 12 famílias ribeirinhas foram desabrigadas. Além disso, a PI 247, que liga Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, cedeu após as fortes chuvas deixando comunidades isoladas.
"Aqui está uma chuva fora do normal, 220 milimetros, coisa que não é típico dessa região nesse periodo. O Rio Parnaíba está com cheia fora do normal, os afluentes estão com volume de água transbordando e estamos com dificuldade de chegar em alguns locais. Já teve casa que desmoronou, pessoas em casa de parentes", relata.
O secretário também informou que o município já toma as providências e que grupos do serviço social estão cadastrando famílias desabrigadas. Sobre a PI 247, José Ribamar afirma que o estado já foi alertado e aguarda as ações do Departamento de Estradas de Rodagens.
Materia relacionada:
Depois de fortes chuvas, rodovia cede e comunidades ficam isoladas em Uruçuí