Garis encerram greve, mas não descartam novas paralisações caso salários atrasem

A categoria deu um prazo até quinta-feira (12) para a prefeitura efetuar o pagamento em atraso

Por Rayfran Junior,

Após 24 horas de paralisação, os cerca de dois mil trabalhadores da limpeza urbana de Teresina retomaram as atividades nesta quarta-feira (11). A paralisação, motivada pelo atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de maio, afetou a coleta de lixo, capina e varrição em todas as zonas da capital.

Foto: PMTTrabalhadores de limpeza urbana suspendem atividades nesta segunda (4)
Trabalhadores de limpeza urbana suspenderam atividades nesta terça-feira (10)

Apesar do retorno ao trabalho, o impasse ainda não foi resolvido. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP), Jhonatas Hanry, se os pagamentos não forem efetuados até quinta-feira (12), uma assembleia será realizada para decidir se a categoria realizará uma nova paralisação ou deflagrará greve geral.

Além dos salários, os trabalhadores cobram o pagamento dos vales e tickets alimentação, também em atraso.

Essa é a segunda paralisação da categoria em 2025. Em fevereiro, trabalhadores da limpeza urbana, de escolas e unidades de saúde, além de auxiliares administrativos, suspenderam as atividades pelo mesmo motivo: salários, FGTS e parte do 13º salário atrasados. Após a mobilização, os vencimentos de 2025 foram pagos.

Impasse contratual entre Prefeitura e empresa

Em nota, a Prefeitura de Teresina atribuiu a situação a um impasse contratual com o consórcio responsável pelos serviços de limpeza. Segundo o Executivo municipal, os contratos vigentes expiraram em 3 de junho e não poderiam ser renovados emergencialmente por mais de 12 meses, conforme a legislação. Um novo procedimento emergencial foi aberto, mas enfrentou resistência do consórcio, que não aceitou as condições propostas e recorreu à Justiça, o que atrasou a formalização do novo contrato.

A gestão também afirmou que as faturas cobradas pela empresa referentes a dezembro de 2024 só foram apresentadas em maio deste ano e, em parte, sem os devidos atestos de serviço. A prefeitura contesta os valores e diz não ter pendências financeiras relativas a 2025. A medição dos serviços de maio está em análise, com previsão de pagamento até 30 de junho.

Enquanto o impasse não é solucionado, a Prefeitura informou que trabalha na elaboração de uma licitação para contratação definitiva dos serviços, com validade de 10 anos.

Fonte: Portal AZ

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