Firmino diz que Lacen investiga mais de 20 óbitos por suspeita de coronavírus no Piauí

A informação foi confirmada pelo prefeito nesta quarta-feira

Por Victória Cardoso,

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou nesta quarta-feira (08) durante entrevista à TV Cidade Verde, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) investiga 25 óbitos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) no Piauí. 

Firmino Filho (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

O gestor afirmou que a demora na conclusão dos resultados dos testes é devido às prioridades de pessoas que estão em estado grave, mas que ainda estão vivas.

"O Lacen tem muita dificuldade de funcionamento pela necessidade de reagentes, que chegam de fora, e existe o processo de prioridade, então muitos casos que já aconteceram ficaram pra depois, por quê? Porque a prioridade são aqueles pacientes que estavam em estado graves, mas ainda estavam vivos, exatamente por isso que existe uma gama de testes de pessoas que já foram a óbitos que ainda não foram terminados. Se nós estamos falando de 25 óbitos não investigados a quantidade de óbitos pode ser muito maior que 25 e eu torço para que dos 25 seja 0, mas eventualmente pode ser que seja, tem alguns óbitos ainda não detectados causados pelo coronavírus", afirmou. 

O prefeito relatou que muitas pessoas ainda brincam com a situação e reforçou a importância do isolamento social durante a quarentena no estado. "Nós temos que está olhando com muita precisão, interpretando o que tá acontecendo aí fora para que a gente possa tomar boas decisões e que a gente possa preservar a vida da nossa população. Eu prefiro pecar por excesso do que por omissão, o que está em jogo não é uma ponte, não é um viaduto, não é uma obra, o que está em jogo é a vida das pessoas”, disse. 

Ainda indignado com a demanda de ofícios para a reabertura de pontos de vendas em Teresina, Firmino Filho pediu que as pessoas não procurassem a prefeitura.

"Todos os dias chegam demandas, todos dizendo que querem abrigos, setores que querem seção, eu faço um apelo, parem com isso, tem regra, tem isolamento, vamos respeitar o isolamento, nós não podemos fugir da nossa filosofia, só pode funcionar, tudo tá proibido, tudo tá suspenso, pelo amor de Deus, vamos respeitar a suspensão das atividades econômicas, do comércio, das indústrias, da prestação de serviço, só pode funcionar aquilo que é essencial, se as pessoas não respeitarem isso nós poderemos pagar com a vida de muitos", finalizou. 

Casos no Piauí

A Secretaria de Saúde informou na noite desta terça-feira (07) que o Piauí registrou a quinta morte provocada pelo novo coronavírus. Segundo a Sesapi, a vítima é um homem de Teresina, de 62 anos, que testou positivo para Covid-19 e veio a óbito.

Segundo a secretaria, caiu para 211 o número de casos suspeitos e 795 já foram descartados no Piauí. Dos 31 casos confirmados, 24 são em Teresina, um em Campo Maior, dois em Piracuruca, um em Parnaíba e três em São José do Divino. 

Matérias relacionadas:

Vigilância vai aplicar multas de até R$ 17 mil a quem descumprir isolamento social no Piauí     

Piauí registra a quinta morte provocada por Covid-19; sobe para 31 o número de casos positivos

Comente

Pequisar