Governador Wellington Dias prorroga isolamento social até 6 de julho no Piauí

Serviços não essenciais permanecerão fechados por mais 15 dias no estado

Por Jade Araujo e Marcelo Gomes,

(Atualizada às 14h16)

O governador Wellington Dias (PT) anunciou na tarde desta segunda-feira (22), em live nas redes sociais, que irá estender o decreto de isolamento social até o dia 6 de julho no Piauí. Com isso, o comércio e serviços não essenciais permanecerão fechados por mais 15 dias. A medida foi tomada após reunião com o Comitê Emergencial Covid-19, responsável por avaliar o cenário da pandemia no estado e membros dos três poderes. Segundo a Sesapi, o estado já possui 502 óbitos e mais de 14,4 mil casos confirmados de covid-19.

Governador Wellington Dias prorroga isolamento social até 6 de julho no Piauí (Foto: reprodução)

“A primeira decisão e a mais destacada se deu a pesquisa e o parecer técnico onde tivemos crescimento no índice de pessoas infectadas em todo o estado. O número hoje é elevado. Então nós vamos prolongar o decreto até o dia 6 de julho”, disse. 

Ainda durante a live, Wellington Dias afirmou que o Governo do Estado irá prosseguir com os protocolos de flexibilização das atividades econômicas, seguindo o Pacto pela Retomada Organizada Pro Piauí. 

“De um lado, faremos a prorrogação do isolamento social, como o comitê recomenda e, por outro lado, prosseguimos com os protocolos, seguindo para a próxima etapa de flexibilização. É melhor sair com protocolo, do que sair desorganizado. Assim, temos uma chance melhor de fiscalização e termos condições de ampliar o Busca Ativa, pois sabemos da desobediência de alguns setores e precisamos organizar isso”, destacou. 

A pesquisa 

A sétima rodada de pesquisas sobre o índice de propagação do novo coronavírus no Piauí revelou, nesta segunda-feira (22), que a taxa de transmissibilidade voltou a aumentar: passou de 1.3 para 1.5, segundo o Instituto Amostragem. No dia 29 de junho haverá outra reunião para reavaliar o cenário.

De acordo com os dados, a estimativa de pessoas infectadas no Piauí é de 336.386, dessas, cerca de 111 mil ainda estão transmitindo o vírus. Se antes 10 pessoas infectavam 13 outras pessoas, agora 10 pessoas estão infectando 15. A pesquisa estima ainda que a população piauiense que já entrou em contato com vírus passou de 4% para 10%, isso acarretou um crescimento de 2,5 vezes em apenas uma semana.

“No início da pandemia, o crescimento era exponencial, depois começou amenizar, porém voltamos a ter um crescimento exponencial. A conclusão é de que a situação se agravou no estado nos últimos dias, e esse crescimento é diferente de um município para o outro: em Parnaíba, por exemplo, os casos estão crescendo muito. Destaco ainda os municípios de Picos, Floriano, Oeiras e São Raimundo Nonato, que estava estabilizando e está voltando a aumentar, com um crescimento acima da média”, afirmou o diretor do Instituto Amostragem, Batista Teles.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho, com 4.009 pessoas de 11 municípios no Piauí, no qual 412 testaram positivo para a doença.  

Matéria relacionada:

Piauí registra mais 17 mortes por covid-19 em 24h e casos confirmados sobem para 14.476    

Comente

Pequisar