Firmino Filho decreta luto oficial depois de Teresina registrar mais de 500 mortes por covid-19

Segundo a FMS, na capital o número de casos confirmados chega a 11.886

Por Marcelo Gomes,

O prefeito Firmino Filho (PSDB) decretou neste sábado (11), luto oficial de três dias em Teresina, depois que a cidade passou da marca de 500 mortes causadas pela covid-19. Segundo o gestor, o ato simbólico é uma forma de expressar pesar e manifestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas. Firmino pediu que a população continue seguindo as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. 

Prefeito Firmino Filho decreta luto oficial em Teresina (Foto: divulgação)

“Vivemos um momento triste na nossa cidade e queremos prestar nossa solidariedade a todas as pessoas que sofrem pela perda de algum familiar ou amigo. Temos consciência de como esse vírus é letal e de quanta tristeza já causou, mas devemos seguir aprendendo e adotando todos os cuidados para que o vírus faça cada vez menos vítimas. E todos têm um papel importante nessa luta”, disse. 

No decreto, o prefeito também destacou o empenho dos profissionais da área de saúde que estão na linha de frente no atendimento às vítimas da covid-19. “Meu agradecimento especial a cada um que tem se dedicado ao trabalho de salvar vidas, a cuidar de cada paciente que chega às unidades de saúde. Desde o início da pandemia, nosso trabalho tem sido para fazer o melhor em termos de assistência às pessoas infectadas pelo vírus. Investimos na melhoria e na ampliação da rede de saúde da cidade, mas nada disso será suficiente se não houver o compromisso de todos para preservar vidas, cumprindo todas as medidas para reduzir a circulação do vírus”, destacou.

Entenda o caso 

Neste sábado, 11, Teresina registrou mais seis mortes causadas pela covid-19, elevando o total de óbitos para 505. O número de casos confirmados chega a 11.886, de acordo com dados do painel epidemiológico elaborado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Um dado positivo é que as últimas pesquisas de investigação sorológica realizadas pela Prefeitura mostram que a taxa de transmissão da doença vem caindo depois de uma série de medidas adotadas para aumentar os índices de isolamento. 

Nesta semana, a Prefeitura também acrescentou mais 24 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à rede hospitalar da cidade, garantindo maior segurança ao atendimento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Assim, a rede municipal de saúde conta com 101 leitos e há previsão de mais 36 a serem abertos no Hospital de Campanha anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Lockdown parcial 

O prefeito Firmino Filho decretou medidas mais rígidas em Teresina. O objetivo é aumentar os índices de isolamento social e reduzir a disseminação do coronavírus, um dos critérios para avançar na reabertura das atividades econômicas.

Teresina terá mais um final de semana com medidas mais rígidas (Foto: divulgação)

De acordo com o decreto, as medidas mais rígidas de isolamento social serão aplicadas nos dias 10, 11 e 12; nos dias 17,18 e 19; e nos dias 24, 25 e 26, todos de julho de 2020. A mudança no decreto se dá por conta do ponto facultativo, que não foi decretado para os órgãos públicos municipais.

Neste sábado e domingo as restrições ficarão mais rígidas, com o fechamento de supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; serviços bancários; casas lotéricas; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis. 

O documento determina ainda que os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo Coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.

Matérias relacionadas:

Governador Wellington Dias autoriza reabertura de novos setores a partir de segunda-feira no Piauí    

Piauí registra 1.196 casos confirmados e 18 mortes por covid-19; pandemia já atinge 215 municípios

Comente

Pequisar