Governador Wellington Dias autoriza reabertura de novos setores a partir de segunda-feira no Piauí

Decreto foi publicado neste sábado com as medidas necessárias para a retomada

Por Renayra de Sá,

O governador Wellington Dias autorizou o funcionamento dos setores agropecuários, Indústrias de fabricação de Alimentos e Bebidas, transporte de cargas e fabricação de embalagens e indústrias de extrativistas a partir de segunda-feira (13). 

Governador Wellington Dias (Foto: divulgação)

Em novo decreto publicado neste sábado (11), a condição para os estabelecimento é seguir os protocolos gerais e específicos para a prevenção e combate ao coronavírus e assinar o Pacto Pró-Piauí.

Além disso, é necessário que os setores apresentem o Plano de Vigilância Sanitária, sendo que para locais com até 19 colaboradores deve ser apresentado o Plano Simplificado e com mais de 20 colaboradores o Plano Ampliado. 

Setor de transporte de cargas está autorizado (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Os protocolos específicos dispõe sobre higienização do local, equipamentos, utensílios, também pessoal do trabalhadores, distanciamento, transporte de pessoas, serviços de refeitório, controle de matéria prima e produção, dentre outros.

Na mesma data o governador do estado do Piauí, Wellington Dias incluiu o ramo de alimentação por drive trhu, nos serviços considerados essenciais.

Clique aqui e veja todo os decretos publicados no Diário Oficial do Estado.

Segunda etapa da retomada das atividades econômicas é adiada em Teresina

A Prefeitura de Teresina publicou, ontem (10), decreto com a nova data da segunda etapa da Fase 1 do processo de retomada econômica de Teresina, que será iniciada no dia 20 de julho e não mais dia 13. O adiamento foi definido depois que foram observados baixos níveis de isolamento social nos dias 06 e 07 de julho, os primeiros dias da primeira etapa da reabertura da cidade.

Com o decreto, fica estabelecida para o dia 20 a reabertura das atividades ligadas aos setores de concessionárias, vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru. 

Prefeito Firmino Filho (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)

“Fomos obrigados a fazer essa alteração de datas devido ao desrespeito aos decretos municipais. A nossa fiscalização flagrou vários comércios atuando de forma clandestina no Centro da cidade, com grande aglomeração de pessoas, o que coloca em risco toda a nossa estratégia de retorno das atividades. Sem o isolamento social mais forte, não temos como prosseguir com esse planejamento de reabertura. Não podemos colocar em risco a vida da população”, ressalta o prefeito Firmino Filho.

Somente esta semana, a Guarda Civil Municipal já fechou 111 estabelecimentos funcionando de forma irregular, em desacordo com os novos decretos que estabelecem a retomada das atividades econômicas em Teresina. Como medida para reforçar o isolamento social na cidade, a partir da próxima segunda-feira, 13, a Prefeitura também vai isolar algumas ruas do centro da cidade, restringindo a circulação de veículos. 

Primeira fase

No último dia 06 de julho foram retomadas as atividades dos setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. A duração de cada fase do plano de retorno dependerá também do cenário da Covid-19 na cidade.

Matérias relacionadas:

Setores retomam atividades nesta segunda-feira e Firmino Filho reforça pedido para cumprimento de medidas    

Governador anuncia protocolo para retomada de atividades de três setores    

Prefeito Firmino Filho adia retorno das atividades econômicas em Teresina    

Firmino Filho assina decreto que regulamenta 2ª etapa da retomada das atividades econômicas    

Comente

Pequisar