Covid-19: Piauí inicia distribuição de doses para vacinação de adolescentes com comorbidades

População de 12 a 17 anos será vacinada com o imunizante da Pfizer

Por Laura Parente com informações da Sesapi,

O Piauí iniciará a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para imunização de jovens de 12 a 17 anos a partir desta quinta-feira (16). Amanhã a distribuição terá início pela capital e na sexta-feira (17) para as demais regionais. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as primeiras doses serão destinadas para adolescentes com deficiência permanente e o calendário para este público ficará a cargo de cada município.

Covid-19: Piauí inicia distribuição de doses para vacinação de adolescentes com comorbidades (Foto: Marcelo Gomes/ Portal AZ)

“Estamos dando o ponta pé inicial neste processo de envio das vacinas e começaremos pela capital, por questão de logística. Vamos seguir um cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização para este grupo”, explica secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

De acordo com a Sesapi, o Piauí pretende vacinar 543.299 adolescentes, público estimado através de dados do DATASUS. Nesta primeira remessa serão entregues 30 mil doses da Pfizer-BioNTech, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para pessoas com estas idades.

“Como responsáveis pelo processo de vacinação, cabe a cada município determinar as datas, de acordo com a oferta de vacinas, para a imunização de sua população jovem. À medida que formos recebendo mais imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, repassaremos aos municípios para que os mesmos possam avançar nesta faixa etária”, explicou o secretário de Saúde. 

Primeira entrega de vacinas acontece nesta quinta-feira (16) em Teresina (Foto: Marcelo Gomes/ Portal AZ)

No Piauí, 51 cidades já iniciaram a imunização dos adolescentes. Segundo os números do Vacinômetro da Sesapi, 8.651 adolescentes já foram vacinados com a primeira dose.

“De acordo com o PNO, as cidades que finalizarem a vacinação, em primeira dose, de sua população de 18 a 59 anos, poderiam iniciar a imunização do público de 12 a 17 anos e foi isso que muitas cidades piauienses fizeram. Agora com essas do que estamos encaminhando os demais municípios poderão iniciar a imunização deste público”, explica o secretário. 

Segundo a Sesapi, junto com as vacinas para os adolescentes, a Coordenação de Imunização também vai entregar 85.410 doses de Pfizer-BioNTech recebidas na última segunda-feira (13) destinadas a população de 18 a 59 anos. 

Doses de reforço

O Piauí espera, ainda para esta semana, um novo carregamento de doses de vacinas para a aplicação da dose de reforço, também chamada de terceira dose. Em nota técnica o Ministério da Saúde informou que encaminhará as doses da Pfzier para reforço de idosos a partir de 70 anos que foram vacinados com a CoronaVac.

Matéria relacionada:

Por falta de vacinas, Piauí não inicia aplicação da terceira dose contra a covid-19

Comente

Pequisar