Sesc promove envelhecimento ativo com programa para idosos
Atividades estimulam saúde e integração de idosos no Brasil.
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Pessoa Idosa, o Sesc realiza diversas atividades em suas unidades pelo Brasil, direcionadas ao público com mais de 60 anos. Essas ações são parte do programa Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI).
Fundado em 1963, o TSPI surgiu a partir da percepção do isolamento vivenciado por idosos e busca promover o protagonismo dessa faixa etária, estimulando um envelhecimento ativo e saudável.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A iniciativa começou na unidade Sesc Carmo, em São Paulo, onde aposentados do comércio se reuniam para discutir suas necessidades e interesses em um restaurante da instituição. Com o tempo, o programa expandiu suas atividades, abrangendo saúde, lazer, esportes e educação.
Entre as atividades oferecidas estão rodas de conversa, apresentações artísticas, vivências culturais, práticas esportivas adaptadas e grupos de convivência intergeracionais, proporcionando um ambiente de troca e aprendizado.
Atualmente, o TSPI é realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, beneficiando cerca de 52 mil pessoas através de 1,4 mil grupos de convivência. Essa ampla cobertura reforça o compromisso do Sesc com a qualidade de vida dos idosos em todo o país.