Piauí é beneficiado com medicamento para tratamento de câncer de mama
Trastuzumabe entansina será distribuído pelo SUS a pacientes com câncer HER2-positivo
O Piauí recebeu 224 unidades do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado recentemente ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de câncer de mama HER2-positivo, uma forma mais agressiva da doença. A entrega foi realizada pelo Ministério da Saúde e visa beneficiar pacientes do estado com acesso a terapias inovadoras e eficazes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O trastuzumabe entansina é um medicamento de última geração que combina um anticorpo monoclonal com um agente quimioterápico, direcionando o tratamento diretamente às células tumorais e reduzindo os efeitos colaterais. Sua incorporação ao SUS representa um avanço significativo no tratamento do câncer de mama no Brasil, especialmente para pacientes com formas agressivas da doença.
A distribuição do medicamento será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), que coordenará a logística para garantir que as unidades cheguem aos centros de tratamento e hospitais da rede pública estadual. A medida faz parte de um esforço contínuo para melhorar o acesso a tratamentos de alta complexidade e aumentar as taxas de cura e sobrevida entre as pacientes.
A ação também destaca a importância da parceria entre os governos federal e estadual na implementação de políticas de saúde que atendam às necessidades da população.
Fonte: Governo do Piauí