UBS Estaca Zero reabre consultório odontológico após adequações estruturais
Espaço foi interditado em 2023 e volta a atender a comunidade rural após reformas realizadas pela FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reabriu, nesta quarta-feira (19), o consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Estaca Zero, na zona rural de Teresina. O espaço estava interditado desde 19 de dezembro de 2023, após recomendação do Conselho Regional de Odontologia (CRO) devido a problemas estruturais. Com a conclusão das obras de adequação exigidas pelo órgão, o serviço volta a funcionar e a atender a população local.
Além da reativação do consultório odontológico, a UBS passou por uma série de melhorias, incluindo pintura dos setores, reparo de infiltrações e vazamentos, conserto de ventiladores, revitalização da fachada e instalação de um painel eletrônico para organizar a demanda dos pacientes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A diretora de Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, ressaltou que a entrega representa um avanço na recuperação da rede municipal. Segundo ela, a atual gestão encontrou unidades em situação de sucateamento e tem trabalhado em um cronograma de reestruturação para garantir serviços de qualidade.
O gerente de Saúde Bucal da FMS, Dante Oliveira, destacou a importância da oferta do serviço para a comunidade rural. Ele reforçou que o atendimento odontológico desempenha papel essencial na prevenção e promoção da saúde, e que ampliar o acesso é prioridade da gestão.
Com a reabertura da UBS Estaca Zero, a FMS contabiliza 30 consultórios odontológicos retomados em 2025, sendo 16 desinterditados e 14 reativados. As unidades oferecem atendimento clínico básico, incluindo restaurações, extrações, aplicação de flúor, limpeza, além de ações educativas e encaminhamentos para serviços especializados.
Fonte: FMS