UPA Satélite cria programa de saúde mental para profissionais da unidade
Iniciativa oferece acolhimento psicológico e segue norma do Ministério do Trabalho
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou a implantação de um programa de atenção à saúde mental no Complexo do Satélite, que reúne a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), hospital e maternidade. A iniciativa tem como público-alvo os profissionais de saúde que atuam na unidade e atende a uma normativa do Ministério do Trabalho e Emprego, voltada à prevenção de riscos psicossociais no ambiente laboral.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com a diretora geral do Complexo do Satélite, Francina Amorim, o programa tem como princípio central “cuidar de quem cuida”. Segundo ela, a ação representa um avanço na valorização dos trabalhadores da saúde, que lidam diariamente com situações de pressão emocional e alta demanda. A expectativa é que o suporte psicológico contribua tanto para o bem-estar dos profissionais quanto para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.
O programa está estruturado em etapas, que incluem: diagnóstico dos riscos psicossociais enfrentados pelos trabalhadores; acolhimento inicial realizado por psicólogos do próprio Complexo; avaliação individual da necessidade de acompanhamento contínuo; e encaminhamento ao SAME, responsável por agendar consultas com psicólogos e psiquiatras da unidade, quando indicado. O acesso ao serviço será espontâneo, a partir da demanda do próprio profissional.
Segundo a psicóloga Cleonice de Castro, a fase atual é de mapeamento das principais dificuldades emocionais vivenciadas pelas equipes. Ela explica que a proposta é garantir um fluxo simples, humanizado e sigiloso, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente hospitalar.
Fonte: FMS