Sesapi inicia agenda do Mês da Visibilidade Trans com ações em saúde

Programação inclui seminário, capacitação de profissionais e reforço ao atendimento especializado em Teresina

Por Redação Portal AZ,

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) inicia, a partir do dia 29 de janeiro, uma série de ações voltadas à promoção da equidade e ao fortalecimento do cuidado em saúde da população trans. A programação integra as atividades do Mês da Visibilidade Trans e envolve seminário, serviços assistenciais e qualificação de profissionais da rede pública.

Foto: Reprodução/InternetSesapi inicia agenda do Mês da Visibilidade Trans com ações em saúde
Sesapi inicia agenda do Mês da Visibilidade Trans com ações em saúde

As atividades começam com o Seminário da Visibilidade Trans, marcado para o dia 29 de janeiro, no período da manhã, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI), em Teresina. O evento será organizado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), com apoio da Sesapi, e reunirá profissionais de saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

Durante o seminário, a Sesapi ofertará serviços de saúde e contará com palestrantes que abordarão temas relacionados a políticas públicas, equidade e cuidado integral à população trans, com foco no fortalecimento do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 30 de janeiro, a programação segue com a celebração do aniversário do Ambulatório Trans Makelly Castro. A data será marcada por uma blitz de saúde trans, realizada no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Ambulatório Governador Dirceu Arcoverde — conhecido como Ambulatório Azul —, também no turno da manhã. A ação busca ampliar a visibilidade dos serviços especializados e reforçar a humanização do atendimento.

Além das atividades abertas ao público, a Sesapi prevê a realização de qualificações voltadas aos profissionais de saúde que atuam no HGV e no Ambulatório Governador Dirceu Arcoverde. As formações terão como foco o acolhimento, o atendimento humanizado e as especificidades da saúde trans, com encontros presenciais e virtuais, cujas datas ainda serão divulgadas.

Outra iniciativa prevista é a instalação de um ponto de saúde digital no Centro de Referência LGBTQIA+ Raimundo Pereira, com o objetivo de ampliar o acesso da população trans a informações, orientações e serviços em saúde.

Para o coordenador de Equidade da Sesapi, Filipe Silva, as ações reforçam o papel do SUS como instrumento de garantia de direitos. Segundo ele, o Mês da Visibilidade Trans é um momento estratégico para qualificar os serviços e combater práticas discriminatórias no atendimento em saúde.

A programação integra a política estadual de equidade em saúde e reafirma o compromisso do Governo do Estado com a inclusão, o respeito à diversidade e a promoção do cuidado integral à população trans.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar