Piauí abre cadastro para passe livre a pessoas com HIV no transporte
Benefício pode ser solicitado pelo aplicativo Gov.PI Cidadão e garante deslocamento gratuito
Pessoas que vivem com HIV e aids no Piauí passaram a ter acesso ao passe livre no transporte intermunicipal. O cadastro para o benefício foi aberto nesta sexta-feira (23) e pode ser feito pelo aplicativo Gov.PI Cidadão, com garantia de sigilo e gratuidade.
O Governo do Piauí iniciou nesta sexta-feira (23) o cadastramento para concessão do passe livre intermunicipal destinado a pessoas que vivem com HIV e aids. A solicitação é feita de forma digital, por meio do aplicativo Gov.PI Cidadão, e assegura o deslocamento gratuito entre municípios piauienses.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A medida é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a Secretaria dos Transportes (Setrans) e organizações da sociedade civil. A iniciativa integra a estratégia de ampliação do acesso a direitos e de fortalecimento das políticas públicas de equidade em saúde.
Com o passe livre, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão se deslocar com mais facilidade para consultas, exames e acompanhamento médico, reduzindo custos e barreiras econômicas que dificultam a adesão ao tratamento, especialmente para quem reside fora dos grandes centros urbanos.
Segundo a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Cristiana Rocha, a abertura do cadastro cumpre um compromisso assumido pelo governo estadual. Ela afirma que o benefício representa um avanço no acesso ao tratamento e na qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV no estado.
Cristiana destaca ainda que todo o processo é simples, rápido e realizado com garantia de sigilo. Após o envio da documentação pelo aplicativo, o pedido passa por avaliação antes da liberação do passe, assegurando privacidade e segurança aos usuários.
Para a Sesapi, a iniciativa reforça a política de inclusão e cidadania adotada pelo Estado, ao ampliar a autonomia das pessoas que vivem com HIV/aids e facilitar o acesso contínuo aos serviços de saúde em qualquer município do Piauí.
Fonte: Governo do Piauí