Portal AZ ensina como usar passaporte vacinação contra covid-19 no celular

Documento passou a ser obrigatório em alguns estabelecimentos do estado

Por Laura Parente,

A exibição do chamado passaporte de vacinação se tornou obrigatório no Piauí desde a última alteração realizada pelo governador Wellington Dias (PT) no decreto Nº 20.290, de 28 de novembro de 2021, que dispõe sobre as medidas sanitárias excepcionais a serem adotadas do dia 29 de novembro de 2021 ao dia 02 de janeiro de 2022.

Documento passou a ser obrigatório no Piauí, conforme decreto do governo (Foto: Laura Parente / Portal AZ)

Agora, para terem acessos a boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral (esportivos, sociais, culturais e artísticos realizados em ambientes abertos ou fechados), as pessoas devem comprovar seu ciclo vacinal completo.

E para que não quer andar com seu documento físico existe a opção de apresentar seu comprovante de vacinação através do celular, pelo aplicativo ‘Conecte SUS’, do Governo Federal. Nele, além de constar seus dados pessoais e registro de outras vacinações, consta também o registro do ciclo vacinal do cidadão.

Para ter acesso ao cartão de vacinação digital você precisa acessar a loja de aplicativos do seu celular e baixar o app "Conecte SUS". Depois da instalação, entre no aplicativo e faça o login por meio da sua conta de acesso do Governo Federal.

Depois de logado no aplicativo, acesse a Carteira de Vacinação Digital clicando no ícone "Vacinas". Depois disso você observará na página os registros das doses recebidas. Clique em cima da informação para ver o detalhamento das doses administradas.

Exigência do documento passou a ser obrigatória com última alteração no decreto Nº 20.290 (Foto: Divulgação/ Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde informou que depois que o cidadão concluir seu processo vacinal, o aplicativo irá habilitar a opção de emissão do certificado. Clique em Certificado de Vacinação para emitir o documento de forma digital.

Por meio do Conecte SUS Cidadão é possível visualizar, imprimir ou salvar o certificado em PDF e em até três idiomas distintos.

Além dos locais informados anteriormente, o passaporte também deverá ser exigido em academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil, museus, galerias e exposições de arte, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in, conferências, convenções e feiras comerciais.

Ainda de acordo com o decreto, a vacinação a ser comprovada deve corresponder a, no mínimo, 2 (duas) doses ou dose única das vacinas contra o SARS-CoV-2, de acordo com o cronograma instituído pelas Secretarias Municipais de Saúde em relação à idade do indivíduo, a partir de 12 anos de idade.

Matéria relacionada

Obrigatoriedade do passaporte de vacinação começa a valer partir desta sexta no Piauí

Comente

Pequisar