"Justiça brasileira tem mais de 100 milhões de processos"

afirma advogada destacando a importância da solução consensual dos conflitos

A advogada Vanessa Amorim foi a entrevistada do programa Palavra Aberta Ajuspi desta semana. Ela tratou sobre o tema 'Desjudicialização de conflitos: novos contornos do acesso à justiça'. O programa vai ao ar toda terça-feira,14h30, com reprise às quintas-feiras, também às 14h30.

Foto: AjuspiPalavra aberta

Na entrevista, Vanessa Amorim, destacou que hoje em dia o Poder Judiciário não dá mais conta de resolver a tempo e modo devidos às demandas. Segundo ela, hoje são mais de 100 milhões de processos em tramitação na justiça brasileira e a demora é o principal problema, haja vista que uma causa demora para ser resolvida no Sistema de Justiça em média 3 anos, o que é um tempo excessivo e viola a razoável duração do processo. 

"Imagina-se o caso de um divórcio, por exemplo, não é razoável que o casal aguarde a resolução da justiça por todo esse tempo, enquanto que em outras países a resolução fora do judiciário é uma rotina (como nos EUA), em que os acordos são a forma usual de resolver conflitos", explicitou a advogada.

Vanessa Amorim acrescentou que também tratou na entrevista sobre a obra que é co-autora, com o artigo que versa sobre o ensino jurídico, no qual se prepara o acadêmico de Direito para a disputa e litígio e pouco se prepara para o consenso.

A entrevista foi acompanhada nos estúdios pelo presidente da Ajuspi, Felipe Lira Pádua, e pelo Juiz do TJ-MA e professor, Rogério Monteles, esposo de Vanessa Amorim.

Comente

Pequisar