Professor detalha aspectos geopolíticos de formação dos conflitos no I

Esta semana o programa Palavra Aberta Ajuspi tratou sobre 'O direito de guerra e os conflitos no Iraque', em entrevista com o professor Yuri Furtado.

Em sua entrevista, Yuri Furtado destacou alguns pontos importantes sobre a região de guerra, e que, de alguma forma, configuram a existência dos conflitos na região do Iraque. 
 

Foto: AjuspiProfessor Yuri Furtado
Professor Yuri Furtado

“O contexto bélico daquela região considera, por exemplo, em um primeiro momento, a formação do oriente médio moderno, com a desintegração do império Otomano, a dividão da região entre mandatos franceses e britânicos, com a promessa por parte do império britânico da região em impérios árabes e judeus, até a resolução da ONU propondo a solução de dois estados, formando, de fato, o estado árabe, que seria a Palestina, e o estado judeu, que seria Israel. Em um segundo momento, as razões do conflito passam pela incapacidade dos estados envolvidos, de conseguirem de fato concretizar essa solução", destacou o professor.

Ele acrescenta que traçou este panorama com foco na inserção de novos agentes que entraram neste processo geopolítico, como Irá e Estados Unidos, bem como evidenciamos algumas questões pontuais relevantes para este conflito humanitário. "Falamos dos direitos aos civis não combatentes no conflito, direitos resguardados, garantias de tratamento, como acesso a medicamentos, acesso até à fuga, sobretudo, com a presença de crianças. Abordamos, portanto, desde a formação histórica do conflito e sua formação geopolítica, até esses direitos humanitários garantidos".

O então presidente Felipe Lira Pádua esteve nos estúdios acompanhando a entrevista.

Comente

Pequisar