Conab projeta safra de soja de 3 milhões de toneladas no Piauí
Conab projeta safra de soja de 3 milhões de toneladas no Piauí
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que a safra de soja no Piauí será de 3,048 milhões de toneladas na safra 2022. Na comparação com o que se colheu em 2021, o crescimento é de 12,1% - três vezes mais que o crescimento médio de 4% projetado para a soja no pais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Conab projeta safra de soja de 3 milhões de toneladas no Piauí (Foto: divulgação)
O desempenho favorável se deve a vários fatores, informa o agricultor Altair Fianco, de Uruçuí. Entre eles está a regularidade das chuvas, tão regulares neste ano que ainda se está no primeiro decêndio do mês de dezembro o plantio já foi praticamente concluído no Sudoeste do Piauí, onde se concentram os maiores cultivos de soja.
“Até agora, tudo ótimo. Temos em 2021 o melhor início de plantio dos últimos anos. Tanto que praticamente plantio encerrado”, comemora Altair Fianco.
O aumento de 7% na área plantada – maior variação entre os estados do Nordeste que cultivam soja – e uma expansão de 4,8% no rendimento da lavoura também são fatores que explicam a projeção de safra recorde.
Na colheita deste ano, a soja teve produção de 2,719 milhões de toneladas, ou seja, o aumento de 12,1% na colheita representa quase 330 mil toneladas a mais de soja saída dos campos de cultivo em municípios como Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bom Jesus, Currais, Santa Filomena, Gilbués, Palmeira do Piauí e Sebastião Leal, os maiores produtores da oleaginosa no Piauí.