Sob Wellington Dias, o Piauí é lanterna da transparência do uso de recursos de combate à Covid

Estados melhor avaliados: Alagoas, Ceará, Espírito Santo e Rondônia

Para surpresa de zero pessoas, o Piauí, sob gestão do governador petista Wellington Dias, é o último estado do Nordeste e o penúltimo do país na transparência quanto ao uso de recursos públicos de combate à pandemia da Covid-19. Os dados são da Transparência Internacional, que avaliou os portais de transparência dos 26 estados, Distrito Federal, das capitais e do governo, que federal trazem informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social. 

Sob Wellington Dias, o Piauí é lanterna da transparência do uso de recursos de combate à Covid (Foto: divulgação)

Numa escala de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima, o Piauí ficou com 49, ou seja, está mais para opaco do que para transparente.

Os estados melhor avaliados foram Alagoas, Ceará, Espírito Santo e Rondônia, que obtiveram nota 100, ou seja, foram completamente transparentes pelos critérios de avaliação utilizados pela Transparência Internacional.

Ao apresentar os dados, a Transparência Brasil alertou que “além de prejudicar o atendimento básico de saúde, a corrupção pode afetar também as tentativas dos governos de estimular a economia e ajudar as famílias em situação vulnerável.”

Para ver o ranking completo, clique aqui: https://transparenciainternacional.org.br/ranking/

Comente

Pequisar