Cajuína, babaçu, buriti e pequi são alimentos sob risco de extinção

A lista completa de alimentos em risco de desaparecer é imensa

O projeto Arca do Gosto, que se dedica a evitar que frutos, castanhas, queijos e até doces desapareçam do cardápio tradicional, listou o babaçu, o buriti, a batata doce roxa, cajuína e o pequi entre alimentos sob risco de extinção no Brasil. A informação está em reportagem do portal Estadão.

A lista completa de alimentos em risco de desaparecer é imensa. No mundo tem já são 6. 162 ingredientes. No Brasil, 235 brasileiros – numa lista que segue crescendo.

Foto: ReproduçãoCajuína

Arca do Gosto é um projeto criado pelo movimento Slow Food, sendo “um catálogo de itens alimentares que estão em risco de perda cultural ou biológica”, conforme explica Lígia Meneguello, coordenadora de Programas e Conteúdos da Associação Slow Food do Brasil. coordenadora de Programas e Conteúdos da Associação Slow Food do Brasil.

O risco de extinção tem uma série de fatores, a começar pelo desmatamento, queimadas, pesca e caça predatória, além de avanços urbanos que colocam em risco espécies animais e vetais.

Outro fator de risco é a perda dos ensinamentos ancestrais no preparo de determinados alimentos. Sem o conhecimento das gerações anteriores, perdem-se modos de fazer e há um abandono de legados culinários.
A perda desses legados culinários exige que se exaltem os sabores locais em substituição a um crescente avanço do uso de alimentos ultraprocessados, principalmente entre crianças a adolescentes.

Foto: ReproduçãoBabaçu

Maísa Mota Antunes, nutricionista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) diz que essas perdas se dão porque as novas gerações não demonstram tanto interesse em aprender sobre antigas receitas.

Outra nutricionista, Adélia da Costa Arruda Neta, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), afirma que há uma urgência em exaltar o que é regional e trazer a variedade para a mesa.
Lígia Meneguello, coordenadora de Programas e Conteúdos da Associação Slow Food do Brasil, alerta que a Arca do Gosto ajuda a construir caminhos de recuperação, incentivando cozinheiros, merendeiras, cooperativas, pequenos produtores, entre tantos, numa ciranda saborosa e nutritiva.

Foto: ReproduçãoBuriti

Entre os alimentos brasileiros na lista de extinção, pelo menos 20 são conhecidos e consumidos no Estado do Piauí:

ALFENIM 
BABAÇU
BURITI
BACURI
BACUPARI
BATATA DOCE ROXA
CARI (BODÓ, CASCUDO)
FEIJÃO CANAPU
GALINHA CANELA PRETA
GADO CURRALEIRO PÉ-DURO
JATOBÁ
JENIPAPO
MANUÊ
ÓLEO/AZEITE DE BABAÇU
PEQUI
PIMENTA-DE-MACACO
PITOMBA
SURUBIM
UMBU
XIXÁ

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar