TRE-PI já substituiu 30 urnas eletrônicas após falhas nos equipamentos
O órgão informou que o número está dentro do esperado e que o processo corre sem maiores percalços
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) atualizou o boletim de ocorrências relacionadas à eleição municipal de 2024, destacando 30 urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas por apresentarem problemas técnicos. Até as 13h deste domingo (6), 52 falhas com os equipamentos de votação foram registradas em diversos municípios do estado, como Acauã, Teresina, Oeiras e Ilha Grande.
Entre os principais problemas encontrados estão terminais de eleitor e mesário que não funcionavam, impressoras mal encaixadas, dificuldades com a biometria e baterias com nível crítico. Apesar das falhas, o TRE-PI informou que as urnas defeituosas foram prontamente substituídas e a votação seguiu sem maiores interrupções.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Crimes eleitorais
Além dos problemas técnicos, o TRE destacou que algumas ocorrências policiais foram registradas no interior do Piauí durante o dia de votação. Em Itainópolis, a Polícia Federal prendeu em flagrante uma pessoa por suspeita de compra de votos.
Outro caso ocorreu em Matias Olímpio, onde a Polícia Militar apreendeu material de campanha e dinheiro de uma pessoa que estava distribuindo santinhos de candidatos, ação conhecida como boca de urna. Embora a distribuição de propaganda no dia da eleição seja proibida, a ausência de flagrante impediu que a pessoa fosse presa. Já em Piripiri, outro caso de boca de urna foi registrado, configurando uma violação à legislação que proíbe atos de propaganda no dia da votação, especialmente nas proximidades das zonas eleitorais.
Fonte: Com informações do TRE-PI