Firmino Filho lamenta aumento de casos de covid-19 em Teresina: "não é alarmismo"
Prefeito chamou atenção para o isolamento social, diante dos casos confirmados na capital
Teresina registrou 94 casos confirmados de coronavírus nesta sexta-feira (17). Segundo o prefeito Firmino Filho, os dados são menores do que os de outras cidades, mas o rápido crescimento do número de confirmações para a doença é preocupante.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Prefeito Firmino Filho (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
“Em menos de uma semana, praticamente triplicamos o número de pacientes com o novo coronavírus. Podemos considerar que ainda são poucos casos comparados com as outras capitais, mas precisamos pensar que o crescimento dessa doença vem acontecendo de forma exponencial. Isso quer dizer que, até final da próxima semana, podemos continuar triplicando os casos. [...]“Não é alarmismo, não é histeria. É natural que a onda chegue por aqui. Então, nas próximas duas semanas, teremos a chance de segura-la para que não se transforme num tsunami”, disse Firmino nas redes sociais.
Ele destacou que no Ceará já se formou uma fila de pacientes a espera de um leito de UTI em razão de complicações provocadas pela covid-19 e de como o estado vizinho tem refletido no aumento de casos no Piauí.
“Outro fato que merece nossa atenção é termos chegado ao nono óbito no Estado. Dessa vez, a vítima é de Bom Princípio, mais uma cidade da região norte, o que reforça nosso pensamento que a relação com o Ceará tem refletindo significativamente no Piauí. Por isso precisamos ficar ainda mais alertas e atentos ao isolamento social. O Governo do Ceará já anunciou que todos os seus leitos públicos de UTI estão ocupados e possui uma fila de 48 pacientes com Covid-19 esperando”, destacou.
Isolamento social em Teresina
Na quinta-feira (16), a capital registrou 50% no índice de isolamento social, um dos menores do mês de abril, ficando atrás apenas de segunda e quarta-feira desta semana, que registraram 48%. Os números figuram bem abaixo de 73%, que é o percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus de acordo com os especialistas.
Taxa de isolamento social, na capital, chegou a 50% na quinta-feira (Foto: Governo do Piauí)
Os baixos índices apontam que, mesmo com as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura sob recomendações de autoridades da saúde, as pessoas continuam saindo de casa.
Casos de covid-19 no Piauí
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) confirmou, ontem (17), a nona morte por coronavírus no Piauí. Um homem, de 72 anos, natural de Bom Princípio, faleceu no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Ele tinha histórico de hipertensão.
De acordo com os dados da secretaria, foram confirmados mais 21 casos da doença no estado, sendo registrados casos em São Raimundo Nonato, São José do Piauí, Esperantina, Francinópolis, Luís Correia, Bom Princípio e o restante de Teresina. Com isso, 18 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de Covid-19 e o total de positivos para a doença é de 123.
Dos casos positivos, 10 são mulheres e 11 homens, com idades que variam de 1 ano a 98 anos. Três crianças de 1,2 e 5 anos, duas de Luís Correia e uma de Parnaíba, também testaram positivo.
Matéria relacionada:
Piauí registra nona morte e três crianças com menos de cinco anos testam positivo para Covid-19