Coronavírus: Firmino Filho analisa novo decreto para obrigar empresas a testarem funcionários

Medida poderá fazer parte do plano de retomada gradual das atividades econômicas

Por Fernanda Gil Lustosa,

Em entrevista realizada na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito de Teresina, Firmino Filho explicou que estuda um novo decreto no qual vai obrigar os estabelecimentos comerciais que estão funcionando como serviços essenciais a fazerem a testagem de seus funcionários. De acordo com o prefeito a medida, que também poderá fazer parte das ações de reabertura do comércio na cidade, será discutida com empresários e entidades representativas dos trabalhadores.

Prefeito estuda novo decreto (foto:Lucas Sousa/Portal AZ)

“É importante que a gente possa ter cautela nesse momento, devemos ter dados da curva epidemiológica, nível de testagem da infecção, evolução das síndromes gripais, taxa de ocupação de leitos e de UTIs, precisamos de uma visão geral desse processo que nos dará uma previsão de retorno. Dentro do protocolo de reabertura queremos colocar a obrigatoriedade de testagem dos trabalhadores das empresas e o fornecimento de máscaras, estamos discutindo com todas as classes, pois o patrão não vai para o balcão de atendimento. Além de garantir emprego, precisamos garantir a saúde do trabalhador”, afirma.

Firmino ainda disse que não há previsão para volta do comércio, mas que ela deve acontecer de forma segura e gradual. “Estamos conversando com os principais setores para retomar gradativamente as atividades. Vamos estabelecer protocolos para uma volta segura. É importante que a gente possa ter cautela nessa retomada. Uma visão geral desse processo que nos dará uma previsão de retorno”, explicou. 

Em relação a retomada das atividades do setor de saúde, o prefeito afirmou que serão feitas de acordo com as diretrizes do Conselho Regional de Medicina. 

Pesquisa em Teresina

Firmino Filho informou que a primeira fase da pesquisa da amostragem para identificar a taxa de infecção por Covid-19 foi concluída. E que aguarda o resultado da segunda etapa para divulgar os números para garantir contra prova e segurança no resultado.

“De início Teresina recebeu 2.800 testes, estamos recendo agora 5 mil testes do estado. A ideia é de que possamos garantir a testagem de todos os trabalhadores de saúde, na sequencia os trabalhadores da segurança e dependendo da disponibilidade, queremos testar pelo menos 25% da população. O resultado da primeira etapa da pesquisa já saiu, mas como tem margem de erro estamos fazendo segunda pesquisa para maior margem de segurança no resultado”.

Queda na taxa de isolamento social

Teresina teve uma adesão significativa ao isolamento na primeira semana, mas nas semanas seguintes houve uma queda preocupante. Para o prefeito isso se deu por conta da falsa sensação de segurança.

Vista aérea de Teresina (Governo do Piauí)

“O grande motivo é fato que o isolamento está gerando resultado, mas nós não vencemos a guerra, apenas conseguimos resultados significativos. Mas a falsa sensação de segurança é que vem diminuindo essas taxas, precisamos de disciplina para mais rápido sair dessa confusão. Quanto mais se desrespeitar o isolamento mais vamos ficar assim”, diz.

Em relação aos excessos cometidos pela Guarda Municipal e a Polícia Militar em cumprimento ao decreto de fechamento do comércio, Firmino Filho afirma que a ação “danificou a imagem do isolamento social” e que os casos serão apurados.

Matérias relacionadas:

Prefeitura analisa retorno gradual das atividades econômicas em Teresina    

Três crianças testam positivo para coronavírus no Piauí; casos confirmados chegam a 217    

Comente

Pequisar