Fiscalização flagra 27 ônibus com superlotação e notifica empresas em Teresina
Operações ocorreram nos quatro corredores onde mais circulam linhas
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e da Guarda Civil fiscalizaram, nesta segunda-feira (31), quatro pontos da cidade, entre 6h e 8h30, horário de grande movimentação de usuários, e flagraram 27 ônibus em descumprimento ao decreto 20.027, que determina a circulação apenas de passageiros sentados e o uso de máscara.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Em primeiro dia de fiscalização, 27 ônibus são notificados pelo Strans (Foto:Divulgação)
“Oito ônibus foram notificados na Avenida Barão de Gurgueia, seis na Avenida João XXIII, quatro na Rua Rui Barbosa e nove no corredor da Avenida Miguel Rosa, na estação da Justiça Federal”, diz o gerente de fiscalização da Strans, Pedro Moura.
Segundo o gerente de fiscalização da Strans, Pedro Moura, os fiscais são responsáveis por registrar as linhas que apresentam irregularidades. “Ao verificarmos alguma irregularidade, fotografamos a parte frontal do veículo e registramos a linha e o número do ônibus em nosso relatório. Tudo é repassado para a Diretoria de Transportes Públicos, responsável por notificar a empresa que está atuando irregularmente”, esclarece.
As notificações foram feitas durante fiscalização em quatro pontos da cidade, entre 6h e 8h30 (Foto:Divulgação)
Ainda de acordo com Pedro Moura, o trabalho de vistoria das linhas será feito de forma permanente, de segunda a sexta-feira, entre 6h e 8h30 da manhã, sempre no horário de pico. Os pontos das vistorias podem variar conforme as determinações da Diretoria de Transportes Públicos da Strans.
O coronel John Feitosa, comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, pontua que o trabalho da Guarda tem sido um apoio para a realização das fiscalizações.
“Muitas vezes os fiscais lidam com resistência dos operadores e passageiros durante as paradas, então a Guarda está nesse trabalho para auxiliar, principalmente durante as abordagens”, diz.
As fiscalizações dessa manhã ocorreram nos quatro corredores onde mais circulam linhas que fazem ligações entre zonas da cidade. As equipes se dividiram entre a Estação Universal, na Avenida João XXIII; Estação Justiça Federal, na Avenida Miguel Rosa; Estação Tabuleta, na Avenida Barão de Gurgueia e no abrigo de passageiros do Instituto de Educação Antonino Freire, na Rui Barbosa.
Sobre o decreto
Com o objetivo de evitar aglomerações e barrar a proliferação da covid-19, o prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou na quinta-feira (20) um decreto que vai limitar o número de passageiros no transporte público. Segundo o gestor, a frota de ônibus também será ampliada na capital.
De acordo com o decreto, os ônibus só poderão circular com o quantitativo de passageiros sentados. Não será admitido, em nenhuma hipótese, o transporte de passageiros em pé. O controle do número de passageiros será feito pelo motorista e cobrador.
Setut alega dificuldades financeiras
Membros da Superintendência de Transito e Transporte (Strans) e do Setut se reuniram na quinta-feira (27) para reforçar a necessidade do sindicato em cumprir o decreto que determina o aumento da frota de ônibus em Teresina. De acordo com o superintendente da Strans, Weldon Bandeira, o Setut alegou dificuldades financeiras para cumprimento do decreto e por isso solicitou a antecipação da parcela de uma dívida com a prefeitura.
Ao Portal AZ, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou que as empresas responsáveis pelo transporte público de Teresina não têm receitas suficientes para arcar com os custos operacionais gerados pela frota atual de ônibus na capital. Segundo o sindicato, aumentar a frota é algo "impossível de ser colocado em prática, por completa incapacidade financeira".
Matérias relacionadas:
Para evitar aglomerações, PMT limita quantidade de passageiros e aumenta frota de ônibus
Setut alega dificuldades financeiras e pede antecipação de dívida parcelada, diz Strans
Strans avalia acionar a Justiça contra empresas de ônibus por descumprimento de decreto
Para evitar aglomerações, PMT limita quantidade de passageiros e aumenta frota de ônibus
Justiça determina que Prefeitura de Teresina retorne serviço de gratuidade nos ônibus aos idosos
Prefeitura suspende frota de ônibus no final de semana e retoma na segunda com mudanças