Confira as restrições do decreto do governo do Piauí para este final de semana
Estão autorizados a funcionar supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis
A partir desta sexta-feira (16) até o próximo o domingo (18) ficam autorizados a funcionar no Piauí apenas os estabelecimentos e serviços considerados essenciais, segundo o decreto do Governo do Estado. O documento com medidas restritivas, visa combater a disseminação do novo coronavírus no Estado.
Durante os dias de lockdown, estão autorizados a funcionar supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Lojas em Teresina fecham nesta sexta-feira; apenas serviços essenciais podem funcionar (Foto:Marcelo Gomes /Portal AZ)
De acordo com o decreto, mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados e padarias poderão abrir somente até as 20h durante todos os dias de lockdow, mas ficam proibidos de comercializar artigos de vestuário, móveis, colchões, cama box e eletrônicos em geral.
Já em relação as atividades religiosas, templos, igrejas, centros espíritas e terreiros estão autorizadas apenas com público limitado a 25% da capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária.
Fiscalização
A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver. Os órgãos poderão solicitar a colaboração da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual.
Os fiscais devem ter atenção e debelar, prioritariamente, a aglomeração de pessoas; consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos; direção sob efeito de álcool; circulação de pessoas no horário compreendido entre 22h e 5h.
O Governo destacou que as medidas restritivas adotadas desde o mês de fevereiro resultaram em uma queda de 50% no número de pacientes em fila de espera por leitos de UTI e leitos clínicos nos últimos sete dias, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Decreto em Teresina
O juiz Aderson Antônio de Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, deferiu liminar, suspendendo os efeitos do decreto municipal, que autorizava o funcionamento do comércio na capital nesta sexta-feira (16).
A decisão judicial se deu em resposta a ação civil pública ajuizada pelo Governo do Estado. Assim, após a sentença, o prefeito de Teresina recuou e publicou outro decreto mantendo o fechamento do comércio amanhã.
Depois da decisão da Justiça o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa publicou no Diário Oficial do Município novas medidas sanitárias. Segundo a publicação, entre os dias 16 e 18 de abril, o comércio poderá funcionar exclusivamente por delivery ou drive-thru.
Matérias relacionadas:
TJ derruba decreto da Prefeitura de Teresina sobre funcionamento do comércio
Dr. Pessoa diverge mais uma vez de decreto estadual e autoriza funcionamento do comércio no dia 16
Wellington Dias prorroga medidas restritivas até 18 de abril no Piauí; veja o que muda