Famílias que invadiram casas da Caixa Econômica são retiradas depois de negociações
Pessoas serão incluídas em programas habitacionais futuros, informou a Semduh
As pessoas que ocupavam irregularmente as residências da Caixa Econômica Federal, no Parque Brasil, zona Norte da capital, foram retiradas do local, nesta quarta-feira (11), depois de negociações com representantes da Prefeitura de Teresina. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Programa Lagoas do Norte informam que os moradores serão beneficiados em programas habitacionais futuros.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Ocupantes irregulares são retirados de residências no Parque Brasil (Foto: Reprodução)
O invasores ocupavam as casas desde a última sexta-feira (06). Ontem (11) a Tropa de Choque e a Guarda Civil foram acionadas para a reitegração de posse aos donos legais. Durante a ação houve conflitos com os moradores, o qual deixou policiais e os demais envolvidos feridos.
De acordo com a Semduh, as famílias serão incluídas em programas habitacionais futuros. Após a retirada, as casas foram lacradas pela Caixa Econômica Federal.
"A Prefeitura de Teresina realizou o cadastro das famílias para incluí-las em futuros programas habitacionais, caso seja comprovada a vulnerabilidade social das mesmas. É importante frisar que a Prefeitura providenciou veículos para fazer a mudança das famílias para os endereços que elas próprias informaram", disse a instituição em nota.
Uma reunião entre o prefeito, Dr. Pessoa, e representates do grupo de ocupantes está marcada para amanhã (13). A Guarda Municipal e a Polícia Militar farão a segurança diária do local, pra evitar novas invasões.
"Ressalta-se ainda que todos os imóveis do Parque Brasil já têm destinação e não estavam abandonados, mas sim passando por reformas para corrigir os danos causados pela ocupação anterior", informou a Semduh.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Programa Lagoas do Norte informam que as famílias que ocuparam irregularmente as casas do Parque Brasil já foram retiradas do local e os imóveis foram lacrados pela Caixa Econômica Federal.
A Prefeitura de Teresina realizou o cadastro das famílias para incluí-las em futuros programas habitacionais, caso seja comprovada a vulnerabilidade social das mesmas. É importante frisar que a Prefeitura providenciou veículos para fazer a mudança das famílias para os endereços que elas próprias informaram.
Uma reunião entre o prefeito Doutor Pessoa e representantes do grupo que ocupou as casas será realizada na sexta-feira, dia 13 de agosto. Ressalta-se ainda que todos os imóveis do Parque Brasil já têm destinação e não estavam abandonados, mas sim passando por reformas para corrigir os danos causados pela ocupação anterior.
Equipes policiais são mobilizadas para retirar ocupantes irregulares
A ocupação irregular no residencial Parque Brasil, na zona Norte de Teresina, já durou cerca de cinco dias. Equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Batalhão de Choque foram acionadas para a reintegração de posse dos imóveis. As mais de 200 famílias alegam que as casas estavam abandonadas há quase dois anos e por isso invadiram os locais.
As residências foram construídas através de parceria entre a Prefeitura de Teresina e a Caixa Econômica Federal. Em uma tentativa de conter os envolvidos na invasão, a Equatorial Piauí mobilizou 27 equipes para desligar a energia elétrica das residências. Os profissionais ainda encontraram 200 pontos de ligação irregular, o que pode comprometer a distribuição da região.
Matéria relacionada:
Polícia é acionada para retirar mais de 200 famílias que invadiram casas da Caixa Econômica
Guardas ficam feridos durante invasão de casas no Parque Brasil