Setut diz que ainda não foi notificado e reforça propostas para o transporte coletivo
Prefeito deu 48 horas para um posicionamento dos empresários
O impasse entre a Prefeitura de Teresina e os empresários responsáveis pelo transporte coletivo da capital continua. O prefeito Dr. Pessoa apresentou na quinta-feira (09) uma proposta para o sistema, dando 48h para uma resposta, mas em nota o Setut informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre as sugestões.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Setut diz que ainda não foi notificado e reforça propostas para o transporte coletivo (Foto:Google Maps)
A Prefeitura de Teresina solicitou as concessionárias a gratuidade para estudantes de escolas públicas municipais, entre outras tarifas sociais; ônibus com wi-fi e ar-condicionado; efetivo funcionamento do sistema de integração; revisão no valor da tarifa; controle de bilhetagem eletrônica por parte da prefeitura, entre outros pontos.
O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (SETUT) encaminhou em 27 de julho algumas propostas e soluções, para que houvesse uma discussão conjunta e melhorias no sistema.
Segundo o sindicato, todas as propostas apresentadas não tiveram respostas da gestão municipal. “Durante os 08 meses de gestão, somente agora os empresários do setor conseguiram sentar para dialogar com representantes da Prefeitura de Teresina”, disse o Setut através de nota.
O SETUT defende a possibilidade de o Sistema operar, experimentalmente, durante 30/60 dias, com tarifa promocional nos horários “entre picos”, somente para pagamento em espécie, a fim de concorrer com os clandestinos; além do uso mais intenso de vias e faixas exclusivas para os ônibus obterem uma maior velocidade comercial como também defende maior prioridade no asfaltamento das vias dos ônibus, principalmente nas periferias.
Naiara Moraes, consultora jurídica do SETUT, reforça ações sugeridas pela entidade que podem auxiliar no desenvolvimento do setor. “Foram encaminhadas propostas à Prefeitura de Teresina acerca de pontos necessários para melhorar o setor como revisão de cláusulas contratuais que estão atrapalhando a operação do Sistema e o seu financiamento. É importante reforçar que as sugestões apresentadas refletem demandas imediatas do Sistema”, explicou.
Propostas apresentadas pelo Setut
- Incentivos de ICMS e IPVA;
- Subsídios para a gratuidade dos estudantes;
- Sistema operacionar experimentalmente por um período de 30 ou 60 dias com tarifa promocional nos horários entre-picos somente com pagamento com cartões de bilhetagem eletrônica;
- Uso mais intenso das vias e faixas exclusivas para os ônibus obterem uma maior velocidade comercial;
- Escalonamento nos horários de atividades – 7h para Saúde e Indústrias, 8h para Educação, 9h Comércio e Serviços.
Veja o documento na íntegra
Matérias relacionadas:
Prefeito propõe revisão de tarifas e gratuidade para alunos e dá 48h para resposta dos empresários
Vereador entrega relatório da CPI do Transporte ao MPT e aponta irregularidades trabalhistas
Relatório da CPI sugere rompimento de contrato entre prefeitura e empresas do transporte coletivo
Relatório da CPI do transporte público de Teresina deverá ser concluído nesta terça-feira
CPI do Transporte Público decide convocar ex-secretário de Finanças, Francisco Canindé