Sindicato dos Comerciários é contra a abertura do comércio durante o carnaval
Segundo o sindicato, no ano passado foi feito um acordo com SINDILOJAS, que não foi cumprido
O Sindicato dos Comerciários de Teresina, informou ao Portal AZ, nesta terça-feira (08) que é contra a abertura do comércio durante o carnaval. Segundo o secretário geral do sindicato, Gilberto Paixão, o sindicato está encaminhando um ofício ao prefeito de Teresina, onde solicita audiência.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Sindicato dos Comerciários é contra a abertura do comércio durante o carnaval (Foto: PMT)
“Entendemos que os trabalhadores da classe tem o direito à sua folga e principalmente se resguardar da contaminação do coronavírus. Neste documento enumeramos as justificativas necessárias, principalmente aquelas que privilegiam a saúde pública da população, para que o comércio seja fechado no carnaval e clientes e trabalhadores sejam preservados”, disse.
Ainda de acordo com Gilberto Paixão, com o aumento de casos de Covid-19 é prudente e necessário que o poder público municipal cuide da saúde pública, das pessoas, de todos e não escolha o lado do lucro e da ganância dos empresários.
“No ano passado, foi feito acordo com o SINDILOJAS para que as horas trabalhadas fossem compensadas ou pagas e o acordo não foi cumprido. Por isso, defendemos que, neste carnaval de 2022, os trabalhadores e trabalhadoras tenham folga e não se exponham à contaminação desta pandemia”, conclui o secretário do sindicato.
Entenda o caso
O Sindicato dos Lojistas do Piauí solicitou à prefeitura o cancelamento do feriado de Carnaval, em Teresina, como medida preventiva contra o aumento de casos de covid-19. Com isso, o comércio em geral funcionaria normalmente. O decreto municipal vigente proíbe as festas carnavalescas, mas não o feriado, o que poderia favorecer festas particulares, argumenta o presidente do Sindilojas, Tertuliano Passos.
Segundo os lojistas, a medida evitaria a realização das festas particulares com aglomerações de pessoas e a eventual disseminação da doença. Tertulino Passos destacou que o ambiente de trabalho gera riscos menores de contágio do que aglomerações em festas.
Matérias relacionadas:
Prefeito de Teresina assina novo decreto e suspende retorno das aulas na rede municipal
Em decreto, governador Wellington Dias proíbe carnaval no Piauí