Motoristas e cobradores adiam paralisação e aguardam novo acordo
A decisão foi tomada durante uma reunião que aconteceu nesta quinta-feira
Os motoristas e cobradores do transporte público de Teresina decidiram por não realizar a paralisação que iria aconteceu pela manhã e tarde da próxima segunda-feira (07). A decisão foi tomada durante uma reunião que aconteceu nesta quinta-feira (03), com membros do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Piauí (Sintetro), Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Prefeitura de Teresina (PMT).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
(Foto: Wilson Nanaia/ Portal AZ)
O secretário de imprensa do Sintetro, Cláudio Gomes, contou ao Portal AZ que a reunião foi positiva e a categoria espera que as negociações em relação às reivindicações feitas estejam enfim próximas de um acordo.
Cláudio Gomes relatou que uma nova reunião entre o Sintetro e Setut foi marcada para a segunda-feira (07). Depois dela, uma nova reunião junto com outras partes envolvidas acontecerá na terça-feira (08), onde será decidido pela assinatura ou não da convenção coletiva de trabalho da categoria, que é a maior das reivindicações feiras pelo Sintetro.
“O objetivo principal do sindicato é assinar a convenção coletiva garantindo salário, plano de saúde e ticket alimentício. Na segunda feira vamos ter uma posição melhor”, disse o secretário de imprensa ao Portal AZ.
Segundo Gomes, caso não haja um acordo e um diálogo mais claro depois das duas reuniões que acontecem na próxima semana, uma nova data para uma paralisação pode ser decidida. “Se não houver um diálogo nessas duas reuniões nós vamos marcar uma nova data para uma paralisação”, explicou.
Entenda o caso
Os motoristas e cobradores do transporte público de Teresina estão ameaçando realizar uma paralisação de suas atividades no dia 7 de março.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), a categoria busca diálogo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), mas caso não haja um retorno, o movimento será deflagrado.
Segundo o secretário de imprensa do Sindicato, Cláudio Gomes, a paralisação vai acontecer pela manhã e tarde. Se as partes envolvidas não chegarem a um acordo é possível que a paralisação se estenda e vire uma greve da categoria.
“Se por ventura ate o dia 07 não tiver nada resolvido essa paralisação vai existir e se continuar sem nenhuma resposta com certeza o pedido de greve pode sair através dos trabalhadores”, contou o motorista ao Portal AZ.
Reivindicações
Dentre as reivindicações feitas, a categoria pede que seja assinada a convenção coletiva de trabalho, que garante direitos como regularização salarial, auxílios e planos de saúde.
Cláudio Gomes informou ainda que nesta quinta-feira (03) deve haver uma reunião entre membros do Sintetro, Strans, Setut e Câmara e Prefeitura de Teresina para que uma nova decisão seja tomada.