Presença confirmada, presidente da ABCPD destaca importância da ExpoTeresina para o município

Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiros Pé-Duro leva raça pé-duro aos dez dias de evento

Por Jade Araujo,

A interção cultura e agropecuária vem sendo um dos grandes atrativos aos donos de fazenda e associações do Piauí e região para participar da II ExpoTeresina. 

O maior evento junino do Piauí vem para o seu terceiro ano e mais uma vez contará com a presença da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiros Pé-Duro, com sede em Teresina. 


Luzardo Soares (Foto: Jade Araujo/Portal AZ)

Para este ano, o presidente da associação, Luzardo Soares, garantiu que serão colocados dois galpões da ABCPD que cabem cerca de 200 animais curraleiros pé-duro. A raça que se popularizou primeiramente na região Nordeste do país, em Salvador e Pernambuco e mais tarde, os criadores levaram ao Piauí e Maranhão, participará dos leilões agendados para o evento. 

Segundo Luzardo Soares, existe uma grande expecativa devido as boas condições climaticas da epóca além da qualidade genética que o curraleiro pé-duro tem a oferecer. 

- A expectatica é a melhor possível proque a gente já vem repetindo esse evento em um período para quem cria raças nativas é a melhor período. Final das chuvas, os animais estão muito bonitos, gordos, vacinados contra a aftosa e as demais doenças e a gente espera que com um clima bom, em um ambiente festivo e junino, que o teresinense gosta muito, que seja um sucesso.

Para Luzardo Soares, a ExpoTeresina é um evento que em seu terceiro ano se consolida mais entre criadores e com o público de Teresina. Além disso, o presidente destacou a importância de ter um evento neste nível sendo realizado na cidade de Teresina a exemplo do que já acontecia em outros municípios do Piauí.  

- Nós achamos que é um evento de pecuária, também do agronegócio, que é muito importante a festa junina. Faz parte da cultura do nosso folclore, mas que deve haver uma interação entre o agronegócio e principalmente a pecuária nativa com essa festa, além de prestigira o município de Teresina. A gente carecia de um evento municipal. 
Várias cidades do estado do Piauí como Floriano, Parnaíba, Corrente, Oeiras, enfim, tem exposições. Teresina ainda não tinha a sua porque a exposição estadual fazia esse papel. Então ao meu ver a Prefeitrura de Tertesina foi muito feliz ao iniciar a ExpoTeresina há três anos e agora estamos em uma fase que poderemos fazer um evento tão importante como a Expoapi. 

Leilão da raça curraleiro pé-duro

Reconhecido como raça desde 2012 o curraleiro pé-duro marcará presença no leilão da ExpoTeresina. Segundo informações da ABCPD o Vale do São Francisco é o berço principal da raça Curraleiro Pé-Duro, local onde a criação é mais forte. 


Curraleiro pé-duro é reconhecido como raça desde 2012 (Foto: ilustrativa)

Os animais que descenderam dos primeiros trazidos de Portugal adaptaram-se, aos poucos, às condições de baixa qualidade dos primeiros locais de criação, além da seca, do calor e do ataque de parasitas e insetos. Isso resultou em uma raça de tremenda rusticidade e fácil adaptação a condições severas.

- Prentendemos trazer os animais para encher esses galpões. No semiárido não existe um animal bovino melhor para se criar do que o curraleiro pé-duro. O Piauí é a região mais árida, a região de catinga, uma raça brasileira, que tem um potencial genético incrivel e que isso já esta demosntrado por pesquisas cientificas. A carne é mais saborosa, o leite com muito mais teor de proteina e uma gordura saudável. Então nós temos um animal sempre mostrando para nós piauienses o boi que fez o Piauí, destacou Luzardo Soares. 

Para a ExpoTeresina, três leilões já estão confirmados. No dia 28 de junho será realizado o primeiro leilão de raças nobres, com as raças: Gir Leiteiro, Girolando, Nelore e Curraleiro pé-duro. 

O evento

Vaquejada, shows com bandas nacionais e locais, apresentação de quadrilhas, hipismo, exposição de animais e leilões são algumas das atrações já confirmadas para esta edição. Além de todo o aparato cultural e agropecuário, o evento terá uma grande estrutura que proporcionará conforto ao público nos dias de festa. 

A ExpoTeresina ocorrerá nos dias 21 a 30 de junho no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde. A entrada é gratuita! Informações sobre o evento nos contatos: (86) 99921-2961 ou 98812-6622.

Comente

Pequisar