Com sucesso de estreia na III ExpoTeresina, número de leilões deve dobrar em 2020

Avaliando a aceitação dos dois leilões em 2019, presidente da APCZ acredita que possam ser realizados 4 leilões na quarta edição do evento

Por Jade Araujo,

Na III edição da ExpoTeresina, uma vasta programação deixou movimentado por dez dias o Parque de Exposição Dirceu Arcoverde. Entre as novidades deste ano, os leilões movimentaram dois dias de evento promovendo o melhoramento genético.


Leilões aconteceram no Parque de Exposição (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

No dia 28 de junho aconteceu o 1º leilão Raças Nobres como as raças gir leiteiro, girolanda, nelore e curraleiro pé duro. No dia seguinte, 29 de junho, foi realizado o 5º leilão Berro Forte com as raças boer, anglo, dorper, white dorper, santa inês e savana. 


André Nogueira (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

Segundo o presidente da APCZ, Andre Nogueira, no primeiro ano de realização dos leilões dentro da exposição, o saldo foi acima do espera e, com isso, a ideia é que se possam realizar mais leilões na edição de 2020. 

“Muito satisfeito com o leilão. Tivemos recorde de preço em diversas raças. Muitos compradores, muitos investidores, acreditando na genética de Teresina, do Piauí, e para gente foi um grande marco ter nessa edição introduzido os leilões. Ano passado tivemos apenas a venda de animais nos pavilhões e nessa edição tivemos dois leilões de grande sucesso o que mostra que a ExpoTeresina não tem mais volta e está se tornando um grandioso evento. A tendência é que no próximo ano tenhamos leilões específicos, tanto de fazendas como de raças. Acreditamos que no ano que vem podemos chegar a quatro leilões”.


Leilão Raças Nobres (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

1º leilão Raças Nobres

A primeira edição do leilão Berro Forte ocorreu dentro da ExpoTeresina. Com realização da apcz e do deputado estadual, João Madson (MDB), o leilão promoveu a venda de animais das raças gir leiteiro, girolanda, nelore e curraleiro pé duro. 

Em busca do melhoramento genético de seus rebanhos, 15 fazenda leiloaram seus animais e movimentaram a economia do estado. Para o deputado João Madson a realização do leilão e do evento foram grandes realizações para agropecuária local. 

João Madson (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

“Nos tivemos aqui, do primeiro ao último lote, animais de excelente qualidade. Então eu so tenho a agradecer a Prefeitura de Teresina que deu apoio total a essa feira.

5º leilão Berro Forte

Tradicional leilão de Teresina, a quinta edição do Leilão Berro Forte aconteceu pela primeira vez dentro da ExpoTeresina. No dia, animais das raças boer, anglo, dorper, white dorper, santa inês e savana foram leiloados por diferentes preços. 


Leilão Berro Forte (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

Ao todo, 12 fazendas e donos de rebanhos participaram do leilão vendendo animais das mais diversas raças e sexos. 

Para o presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Caprinos e Ovinos, Carlos Augusto, o leilão serve como uma amostra para o trabalho que vem sendo desenvolvido nas fazendo do Piauí ao longo dos anos. 

Carlito (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

“Uma exposição como essa desperta uma expectativa muito grande dos criadores. Essa feira é uma oportunidade para que os criadores de caprinos e ovinos possam expor os seus animais mostrando o trabalho desenvolvido na fazenda ao longo dos anos. A exemplo de tudo isso está a realização do leilão. O leilão é um espetaculo. Oportunidade que as preços tem de comprar os melhores animais da feira a preços razoáveis”.

Comente

Pequisar