Piauí registra novas manchas de óleo e praia fica imprópria para banho

As manchas foram encontradas nesta quinta-feira na Praia de Atalaia

Por Adriana Oliveira,

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar) comunicou nesta quinta-feira (14) o aparecimento de novas manchas de óleo na Praia de Atalaia, localizada no município de Luís Correia, região Norte do Piauí.

Em decorrência dessas novas manchas de óleo no litoral piauiense, a secretaria informa que toda a orla da praia está imprópria para banho. 

De acordo com nota divulgada à imprensa, as novas manchas de óleo foram registradas nesta quinta-feira somente na Praia de Atalaia. As demais praias permanecem liberadas para banho. A Semar ainda afirma que tão logo a situação se normalize a população será comunicada. 

No último relatório divulgado pela Semar sobre a análise das manchas de óleo encontradas nas praias piauienses, o resultado apontou aspecto de óleo fresco e disse ainda não ser possível analisar os impactos ambientais do aparecimento do óleo. 

 “As manchas não apresentavam aspecto de óleo fresco, sugerindo, portanto, que estavam depositadas no local há certo tempo. Além disso, elas estavam depositadas em sedimentos arenosos, rochas e resíduos sólidos, como plásticos, cordas e pedaços de madeira ou agregadas a algas”, diz o relatório. 

Novas manchas foram registras na Praia de Atalaia( Foto: reprodução Semar)

De acordo com Renato Nogueira, Gerente de Fiscalização Ambiental da Semar, o monitoramento continua de modo intensivo. "Estamos atentos. Nossa preocupação é retirar qualquer material oleoso que possa vir a aparecer nessas áreas e depois acondicioná-lo em local seguro, longe do meio ambiente", afirma. 

A equipe responsável pelo material é formada por duas biólogas e um engenheiro químico. Os profissionais atestam que foram encontradas manchas de óleo dispostas pontualmente nas praias piauienses, variando de 2cm a 140cm.

As manchas de óleo apareceram entre os dias 27 e 30 de setembro, nas praias Coqueiro, Peito de Moça, Arrombado, Cajueiro da Praia, Pedra do Sal e Atalaia.  Nesta quinta-feira (14), manchas de óleo voltaram a aparecer no litoral do Piauí. 

No Piauí, os órgãos envolvidos no monitoramento das praias disponibilizaram o número de celular direto da Fiscalização Ambiental (86) 99427-7462, caso alguém encontre novos focos.

Matérias relacionadas:

Manchas de óleo atingem praia no piauí e equipe de inspeção naval analisa danos ambientais

Polícia Federal investoga orogem de manchas de óleo encontradas em praias do Nordeste

Manchas de óleo atingem mais de cinco praias no Piauí; equipes analisam danos ambentais

Governo investiga navios que podem ser origem do óleo que atinguiu praias do Piauí

Bolsonaro acredita que óleo encontrado em praias do Nordeste foi despejado criminosamente

Praias atingidas por manchas de óleo podem ser interditadas no Piauí

Procurador do Piauí ingressa com ação contra Governo Federal sobre óleo em praias 

Comente

Pequisar