IFPI inicia greve por tempo indeterminado seguindo movimento nacional

Servidores da rede federal de ensino iniciaram greve geral nesta segunda-feira

Por Redação do Portal AZ,

O Instituto Federal do Piauí (IFPI), aderindo ao movimento nacional, iniciou nesta segunda-feira (15), uma paralisação por tempo indeterminado. A Universidade Federal do Piauí, também se prepara para aderir ao movimento no próximos dias. A paralisação, que inclui técnicos e professores de escolas, institutos e universidades federais, é a primeira grande greve do terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Mais de 200 mil servidores da educação já aderiram à paralisação em todo o país. Em pauta nacional unificada, os docentes exigem um reajuste de 22,71%, dividido em três parcelas iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026.

Foto: ReproduçãoIFPI Campus Central
IFPI Campus Central

A mobilização para a greve nacional está envolvendo professores de instituições federais de ensino de todo o Brasil. Além da Universidade de Brasília (UnB), docentes de outras universidades e institutos federais, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), já aprovaram a deflagração de greves.

Diante da pressão, o governo abriu uma mesa de negociações específica para a categoria e indicou que fará uma contraproposta para a educação. Entretanto, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) afirma que há uma "falácia do discurso do governo".

Enquanto isso, servidores de outras categorias também cobram um posicionamento do governo sobre o reajuste salarial. Até sexta-feira, os sindicatos têm prazo para responder à proposição oferecida pelo governo, que contempla apenas um aumento nos benefícios em 2024, como auxílios educação e saúde.

Para avançar nas negociações, o governo conta com parte dos R$ 15,7 bilhões em gastos extras no Orçamento, aprovados pela Câmara dos Deputados na semana passada. No entanto, economistas alertam que o impacto orçamentário desse montante será modesto, e ressaltam a necessidade de contemplar os servidores da educação, que enfrentaram uma década praticamente sem reajuste.

Fonte: Portal AZ

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar