Morre o médico e ex-vice-prefeito de Teresina, Pedro Augusto Pedreira Martins
Pedro Augusto estava internado em tratamento contra um câncer
Faleceu nesta terça-feira (24), em Teresina, o médico radiologista Pedro Augusto Pedreira Martins, aos 75 anos. Ele estava internado em tratamento contra o câncer. Pedro Augusto foi uma figura importante para a medicina no Piauí, sendo um dos pioneiros da radiologia no estado. Ele também foi vice-prefeito de Teresina entre 1988 e 1992.
Natural de Teresina, Pedro Augusto era ex-aluno do colégio Diocesano e se graduou em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) na década de 1970. O médico também ocupou o cargo de vice-prefeito de Teresina entre 1988 e 1992, durante a gestão de Heráclito Fortes. Mesmo após sua atuação na política, Pedro Augusto seguiu dedicado à medicina e ao ensino.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Sua carreira inclui residência médica na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde se especializou em radiologia. Em 1979, obteve o título de mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defendendo a tese sobre "O valor da flebografia orbitária na exoftalmia unilateral".
Sua trajetória também inclui a coordenação de serviços radiológicos em importantes hospitais de Teresina, como o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Infantil Lucídio Portela. Também foi membro da Sociedade Brasileira de Neuroradiologia Diagnóstica e presidente da Academia de Medicina do Piauí (2022-2024). Até poucos dias antes de sua morte, ele participava ativamente de entidades médicas e do Rotary Club.
Pedro Augusto deixa um legado na radiologia piauiense, tanto como médico quanto como professor, influenciando gerações de profissionais da saúde.
Fonte: Portal AZ