FMS diz que queda de forro em UBS ocorreu durante manutenção e interdita unidade
Três idosos foram atingidos pelo forro de gesso que caiu enquanto recebiam atendimento na unidade
A Fundação Municipal de Saúde informou que o desabamento de parte do forro de gesso na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adelino Matos, registrado nesta quarta-feira (15), ocorreu durante a realização de um serviço de manutenção corretiva no telhado da unidade. O caso, revelado mais cedo, atingiu pacientes que aguardavam atendimento no local.
Segundo a fundação, três usuários foram atingidos. Dois deles precisaram ser encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a rede hospitalar e permanecem com quadro de saúde estável. Um terceiro paciente recebeu atendimento ainda na unidade e foi liberado.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Em nota, o órgão afirmou que “todas as providências cabíveis foram tomadas imediatamente” após o incidente. A equipe de engenharia da fundação também realizou vistoria no prédio e, de acordo com o posicionamento oficial, não foram identificados riscos estruturais na unidade.
A FMS atribui o incidente ao momento em que era realizada manutenção no telhado da UBS. Ainda segundo o órgão, a empresa responsável pelo serviço já foi acionada para executar os reparos necessários. Após o ocorrido, a unidade foi isolada e teve os atendimentos suspensos. A UBS Adelino Matos permanecerá interditada até a conclusão dos reparos, sem prazo informado para reabertura.
A nota foi divulgada após a repercussão do caso, que envolveu pacientes — em sua maioria idosos — atingidos pelo desabamento dentro da unidade de saúde, o que gerou questionamentos sobre as condições estruturais e a realização de serviços de manutenção durante o funcionamento do local.
Veja nota na íntegra
Nota de Esclarecimento
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que, nesta quarta-feira (15), durante a realização de uma manutenção corretiva no telhado da UBS Adelino Matos, ocorreu o desprendimento de parte do forro de gesso, atingindo 3 usuários da unidade de atendimento. Imediatamente, todas as providências cabíveis foram tomadas para garantir o atendimento às vítimas. Duas delas foram encaminhadas pelo SAMU para a rede hospitalar, onde permanecem com quadro de saúde estável. O terceiro paciente recebeu atendimento necessário no local e foi liberado.
A equipe de engenharia da Fundação vistoriou a unidade e verificou que não há risco estrutural no prédio. A empresa responsável pela manutenção já está providenciando a execução dos reparos necessários para a plena operação da unidade.
A UBS Adelino Matos será isolada para a realização dos serviços e permanecerá interditada até a conclusão dos reparos. Novos comunicados serão divulgados para manter a população informada sobre a retomada dos atendimento.
Fonte: Portal AZ