Governo decreta três dias de luto pela morte de Oscar Schmidt
Decreto foi assinado por Alckmin e publicado em edição extra do Diário Oficial
O governo federal decretou luto oficial de três dias em todo o território nacional pela morte de Oscar Schmidt, ocorrida na tarde de ontem (17). A decisão foi assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada em edição extra do Diário Oficial da União, estabelecendo que o período de pesar passa a contar a partir da data de publicação do decreto. Com isso, repartições públicas em todo o país, incluindo Teresina, hasteiam bandeiras a meio mastro até segunda-feira (20).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpria agenda na Espanha, manifestou pesar pelas redes sociais, classificando Oscar como "o maior ídolo da história do basquete brasileiro" e um exemplo de "obstinação, talento e amor à camisa da seleção nacional".
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A despedida do ídolo não será pública. A família comunicou que o velório e o enterro serão restritos a parentes e amigos próximos, pedindo compreensão quanto à necessidade de privacidade durante o luto. Oscar Schmidt morreu aos 68 anos após uma parada cardiorrespiratória, e lutava há mais de uma década contra um tumor cerebral. Com 1.093 pontos marcados em cinco edições dos Jogos Olímpicos, ele é o maior cestinha da história do torneio.
Fonte: Portal AZ