TJ-PI realiza Seminário sobre Justiça Restaurativa nesta terça-feira (19)

Evento celebra a Semana Internacional da Justiça Restaurativa e destaca iniciativas voltadas à educação e resolução de conflitos.

Por Carlos Sousa,

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) promoverá, nesta terça-feira (19), o Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa. O encontro, que ocorre no Plenário do Palácio da Justiça, a partir das 9h, será conduzido pela juíza Maria Luiza de Moura, coordenadora do Núcleo da Justiça Restaurativa (NUJUR).

Foto: DivulgaçãoSeminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa no TJ-PI
Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa no TJ-PI

O evento tem como objetivo difundir os benefícios da Justiça Restaurativa, uma política pública do Poder Judiciário Nacional que utiliza o diálogo para resolver conflitos de forma mais justa e satisfatória para todas as partes envolvidas.

O que é Justiça Restaurativa?

A Justiça Restaurativa busca soluções para diferentes tipos de conflitos – sejam eles judiciais, extrajudiciais, comunitários ou escolares – por meio de práticas como os círculos restaurativos. Essa abordagem promove o diálogo entre as partes, buscando reparar danos e restaurar relações.

O movimento internacional da Semana da Justiça Restaurativa, celebrado anualmente na terceira semana de novembro, incentiva a adoção dessas práticas em diferentes contextos. Este ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) elegeu 2023 como o Ano da Justiça Restaurativa na Educação, com ênfase em ações voltadas ao ambiente escolar.

NUJUR no TJ-PI

No Piauí, o Núcleo de Justiça Restaurativa (NUJUR) foi criado em 2020 e atua como um espaço para receber demandas judiciais e comunitárias, facilitando soluções pacíficas de conflitos por meio de práticas restaurativas.

A iniciativa reflete o compromisso do TJ-PI em fomentar uma cultura de paz e diálogo, alinhada às diretrizes nacionais.

Serviço

O que: Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa

Quando: Terça-feira, 19 de novembro, às 9h

Onde: Plenário do Palácio da Justiça, TJ-PI, Teresina

O evento é aberto ao público e busca engajar a comunidade teresinense em uma abordagem inovadora e inclusiva para a resolução de conflitos.

Fonte: TJ-PI

Comente

Pequisar