Aderson Nogueira assume presidência do TJ-PI na manhã desta terça-feira(07)
Com quase 40 anos de carreira o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí destacou a busca por equilíbrio em sua gestão
O desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira tomou posse administrativa, na manhã desta terça-feira (7), como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Ele comandará o órgão até dezembro de 2026, sucedendo o desembargador Hilo de Almeida.
A cerimônia aconteceu no Gabinete da Presidência e contou com a presença de desembargadores, magistrados, servidores, familiares e representantes de instituições como o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Após prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse, Aderson Nogueira expressou gratidão pela confiança depositada pelos colegas desembargadores e relembrou sua trajetória na magistratura. “Há quase 38 anos, no antigo Fórum de Teresina, iniciei minha carreira como juiz adjunto. De lá para cá, segui com a missão de servir à sociedade, enfrentando os desafios e responsabilidades que a magistratura exige”, disse.
Compromissos e Desafios da Nova Gestão
Aderson Nogueira assumiu o cargo destacando o compromisso com a jurisdição e a busca por um Tribunal voltado às pessoas. “Peço a Deus sabedoria, sensibilidade e equilíbrio para ouvir. Dirigirei o TJ-PI com o apoio de 21 desembargadores, ouvindo magistrados, servidores, advogados e demais partes, sempre priorizando aqueles que fazem, no anonimato, a grandeza do Poder Judiciário”, ressaltou.
O desembargador também enfatizou a necessidade de fortalecer o papel da magistratura no estado e promover meios para que o Judiciário cumpra sua finalidade com eficiência.
Gestão Anterior
Durante a transmissão de cargo, o agora ex-presidente Hilo de Almeida fez um balanço positivo de sua gestão. “Assumi a presidência com plena consciência dos desafios e, com o apoio de uma equipe comprometida, conseguimos avançar no desenvolvimento do Poder Judiciário piauiense. Agradeço a Deus e a todos que colaboraram conosco”, afirmou.
Nova Diretoria do TJ-PI
Além de Aderson Nogueira, outros membros foram empossados administrativamente em cargos da diretoria do TJ-PI:
Vice-presidente: Desembargador Agrimar Rodrigues.
Corregedor-geral da Justiça: Desembargador Erivan Lopes.
Corregedor do Foro Extrajudicial: Desembargador Hilo de Almeida.
Diretor da Escola Judiciária (Ejud-PI): Desembargador Manoel de Sousa Dourado.
Vice-diretor da Ejud: Desembargador Dioclécio Sousa.
Ouvidor-geral da Justiça: Desembargador Pedro Macedo.
Vice-ouvidora: Desembargadora Lucicleide Belo.
Cerimônia Solene e Entrevista Coletiva
A posse solene da nova diretoria será realizada nesta terça-feira, às 18h, no Auditório do Palácio da Justiça. Antes da cerimônia, às 17h30, o presidente Aderson Nogueira concederá uma entrevista coletiva à imprensa.
Fonte: TJ-PI