Aprovados de concurso da Polícia Civil esperam por convocação há quase 3 anos

Mesmo com convocação de 160 aprovados ainda terá déficit de agentes da terceira classe

Por Karine Rocha,

Aprovados no concurso da Polícia Civil do Piauí relataram ao Portal AZ nesta sexta-feira (04) que estão há quase três anos esperando convocação para iniciar os trabalhos. Conforme a denunciante, apesar do déficit de agentes civis da terceira classe, cerca de 800 vagas desocupadas, os 160 aprovados não são chamados para o Curso de Formação, que é a última etapa do concurso. 

Aprovados de concurso da Polícia Civil esperam por convocação há quase 3 anos (Foto: Divulgação PC)

Segundo a denúncia, mesmo com a convocação, todas as vagas não serão preenchidas. O concurso foi realizado em 2018. Em agosto de 2019 foi realizado a homologação, e três meses depois a convocação para a Acadepol. A primeira turma de Agentes contou com 81 aprovados, o equivalente a 33% das vagas.

"Todos os delegados e todos os peritos já passaram pelo curso na Acadepol, que findou em dezembro de 2020. Entretanto, o maior déficit da Polícia Civil do Piauí se concentra nos agentes, e será quase impossível o trabalho dos delegados com número escasso, ou inexistência, de agentes de polícia. O prazo de validade do concurso expira em agosto de 2021 e ainda há a incerteza da prorrogação,  afirmou a denunciate, que preferiu não se identificar.

No dia 10 de junho completam 3 anos de espera pelo Curso de Formação, sem nenhuma perspectiva de um cronograma. A denunciante conta que o prazo de validade do concurso expira em agosto de 2021 e ainda há a incerteza sobre a prorrogação. 

"A PC tem um déficit de mais de 800 policiais civis de terceira classe. E nem o chamamento dos que estão na espera, que são de 160, supre essa demanda. Entretanto, formando todos os demais aprovados, esse déficit ainda não supre o número de agentes previsto em lei que é de mais de 3500.  Não tem convocação e não nos dão nem um cronograma de que isso irá acontecer", declara. 

Comente

Pequisar