PF executa operação de combate a crimes ambientais e contra a união no Piauí

Mais de 150 policiais federais participam do cumprimento de 24 mandados judiciais em ação que apura invasões, estelionato, e crimes ambientais no município de Cajueiro da Praia/PI

Por Carlos Sousa,

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (13/11) a Operação Terra Prometida, com o objetivo de investigar supostos crimes ambientais, invasão e loteamento ilegal de terras pertencentes à União, estelionato, organização criminosa, e abertura de associações para encobrir atividades de grilagem de terras no município de Cajueiro da Praia/PI.

Foto: Polícia FederalOperação Terra Prometida
Operação Terra Prometida

As investigações indicam que as invasões começaram em 2020, durante a pandemia, envolvendo destruição de cercas e a demarcação ilegal de territórios sem o conhecimento da Secretaria de Patrimônio da União – SPU. Terras da União foram vendidas, algumas em duplicidade, e casas fictícias foram erguidas para justificar ocupação nas terras invadidas.

Os conflitos judiciais resultaram em ações de reintegração de posse e registros de Boletins de Ocorrência na Polícia Civil. Posteriormente, foram criadas associações de moradores para disfarçar invasões ilegais, alegando atividade agrícola por uma comunidade inexistente.

Líderes investigados recrutaram moradores de Cajueiro da Praia para aderirem às associações, incitando a prática de crimes com a promessa de obtenção de lotes de terras. Em 2021, os conflitos e invasões intensificaram-se, incluindo crimes ambientais, incêndios, porte de armas e extração de minérios para consolidar o domínio na região.

A operação mobilizou mais de 150 policiais federais, incluindo o Comando de Operações Táticas da PF, para cumprir 24 mandados judiciais, sendo 10 de prisão temporária, 13 de busca e apreensão e um de reintegração de posse, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI.

Os investigados podem responder por crimes como organização criminosa, invasão de terras da União, estelionato, extração de minérios e loteamento ilegal, com penas que somam mais de 30 anos de reclusão.

Confira mais imagens da Operação:

 






 

Fonte: Ascom Polícia Federal

Comente

Pequisar